As pechinchas encontradas nas plataformas chinesas de e-commerce Temu e Shein não passam despercebidas por grandes players estadunidenses, como a Amazon. Tanto que agora a empresa de Jeff Bezos planeja enviar produtos (“blusinhas”, por exemplo) da China para consumidores nos EUA.

  • A Amazon planeja enviar produtos diretamente da China para consumidores nos EUA. A ideia é em resposta ao crescimento de plataformas chinesas como Temu e Shein;
  • Em uma reunião com comerciantes chineses, a Amazon apresentou um plano para um novo canal de vendas, que teria, por exemplo, roupas sem marca e produtos domésticos;
  • Os produtos seriam enviados diretamente da China para os EUA num prazo de nove a 11 dias. Até então, produtos de comerciantes chineses comprados na plataforma saíam de armazéns estadunidenses;
  • A Amazon explora novas formas de parceria com vendedores chineses, mas um porta-voz da empresa não entrou em detalhes sobre o novo canal para produtos chineses.

Numa reunião com comerciantes chineses realizada na quarta-feira (26), a Amazon revelou um plano para introduzir um novo canal em sua plataforma para vender roupas sem marca e produtos domésticos da China. Pelo menos, é o que indica uma apresentação de slides vista pelo Wall Street Journal (WSJ), que publicou sobre a tal reunião nesta quinta-feira (27).

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Leia mais:

Amazon planeja conectar armazéns na China a consumidores nos EUA

Amazon planeja mandar produtos diretamente da China para os EUA (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

A Amazon disse que enviará os produtos diretamente da China para consumidores nos EUA num prazo de nove a 11 dias após o pedido, conforme mostraram os slides. Até então, produtos vendidos por comerciantes chineses aos clientes da Amazon nos EUA saíam de armazéns estadunidenses.

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Entre os slides da apresentação, um trazia um modelo de loja digital cuja vitrine tinha canecas, capinhas de celular e ferramentas de massagem facial, segundo reportado pelo WSJ.

Um porta-voz da Amazon afirmou que a empresa está “sempre explorando novas formas de trabalhar com vendedores parceiros” e oferecer aos clientes preços baixos. Mas o porta-voz não detalhou os planos para o novo canal.

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Plano da Amazon é em resposta ao crescimento do Temu e da Shein

Ícones dos aplicativos da Temu e Shein na tela de início de um celular Android
Enquanto Temu e Shein crescem, Amazon matuta ideias para enfrentar suas concorrentes no e-commerce (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

O plano da Amazon, anteriormente relatado pelo The Information, marca um passo significativo da gigante de e-commerce dos EUA para proteger sua liderança de mercado no país.

Entregas rápidas e devoluções fáceis têm sido uma estratégia fundamental da Amazon, enquanto o aplicativo de descontos Temu e a gigante de fast fashion Shein têm atraído clientes com preços baixos.