Empresa quer revolucionar aviação com modelo elétrico de longo alcance

A gigante chinesa de baterias CATL quer desenvolver uma aeronave elétrica de oito toneladas com alcance entre 2 mil e 3 mil quilômetros
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 28/06/2024 05h50
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Imagem: Surasak_Photo/Shutterstock
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A aviação eletrificada é possível? Segundo a gigante chinesa de baterias CATL, sim. A empresa afirmou que testou, com sucesso, suas baterias condensadas de alta densidade durante um voo experimental com um avião de quatro toneladas. Agora, a companhia disse querer desenvolver uma aeronave elétrica de oito toneladas com alcance entre 2 mil e 3 mil quilômetros. A ideia é que a tecnologia esteja finalizada em, no máximo, quatro anos.

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Bateria condensadas de alta densidade da CATL (Imagem: reprodução/CATL)

Bateria foi projeta especificamente para a aviação

  • A Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL) é a atual líder mundial na fabricação de baterias para veículos elétricos, possuindo 37% de toda a participação de mercado.
  • Em abril de 2023, a empresa anunciou a criação de uma bateria condensada com mais do que o dobro da densidade de energia de todos os produtos existentes até então.
  • A bateria foi projeta especificamente para ser utilizada no ramo da aviação.
  • Três meses depois, a companhia estabeleceu uma parceria com a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), empresa estatal chinesa do ramo.
CATL quer criar avião elétrico comercial (Imagem: reprodução/CATL)

Avião elétrico de pequeno porte

Nesta terça-feira (25), a CATL informou que realizou com um sucesso um teste com as baterias em uma aeronave de quatro toneladas. Poucas informações sobre o voo foram reveladas, mas a empresa garantiu que agora quer usar a tecnologia em uma aeronave elétrica comercial.

A ideia de realizar testes com um avião de oito toneladas, no entanto, não significa que a aviação elétrica esteja próxima. Um Boeing 737, por exemplo, pesa 31 toneladas, enquanto um Airbus A320, tem 41 toneladas.

Um Learjet 70/75, por sua vez pesa pouco mais de sete toneladas. O jatinho pode voar com nove passageiros a bordo, o que parece ser o foco da CATL, pelo menos num primeiro momento.

As autoridades de aviação chinesas também já demonstraram disposição para avançar com o transporte aéreo elétrico futurista, certificando totalmente as operações de táxi aéreo eVTOL da eHang. O mesmo não acontece na Europa ou Estados Unidos, por exemplo.

De qualquer forma, a ideia de viajarmos em aviões totalmente elétricos ainda está bastante distante. Mas quem sabe os experimentos da CATL sejam importantes para tornar esse futuro uma realidade.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.