O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou um terremoto de magnitude 7,2 na costa do Peru na madrugada desta sexta-feira (28). Um alerta de tsunami chegou a ser emitido pelo governo peruano, mas foi descartado momento depois.

Mapa mostra epicentro de terremoto registrado no Peru (Imagem: reprodução/Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Tremores foram sentidos na capital do país

O epicentro aconteceu a uma distância de 2 km do litoral do Peru e a 28 km de profundidade. Os tremores chegaram a ser sentidos na capital Lima, que fica a 600 quilômetros de distância.

publicidade

De acordo com as autoridades peruanas, não há registro de feridos até o momento. Algumas construções podem ter sido danificadas e serão vistoriadas pelo governo.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido pela Marinha do Peru para o litoral do país. A previsão de ondas de até 3 metros de altura se estendia até mesmo para parte da costa do Chile, país vizinho. No entanto, o risco foi descartado momentos depois.

publicidade

O território peruano foi atingido recentemente por outro sismo. No dia 16 de junho, um fenômeno de magnitude 6,3 foi regirado no litoral sul, na região de Arequipa. O terremoto teve uma profundidade de 25 km, com seu epicentro no Oceano Pacífico. Felizmente, não houve maiores danos na ocasião.

Leia mais

Terremotos são comuns no Peru

  • O Peru é uma área geologicamente ativa.
  • O país fica próximo da Placa de Nazca, uma placa tectônica oceânica a oeste da América do Sul que desliza sob a Placa Sul-Americana em um movimento conhecido como subducção, causador de terremotos.
  • Este choque entre as placas tectônicas criou, por exemplo, a Cordilheira dos Andes, a cadeia de montanhas de 6.500 quilômetros de comprimento que margeia o oeste do continente.
  • O terremoto mais poderoso registrado no Peru aconteceu em maio de 1960 e teve magnitude entre 9,4 e 9,6.