A gravidez é um período que naturalmente exige o consumo de uma quantidade maior de alimentos. Só assim o corpo consegue se manter saudável enquanto gera um bebê – que também precisa de nutrientes para se desenvolver. Mas, você sabe qual é a quantidade ideal de calorias que uma grávida precisa ingerir? A resposta vai te surpreender.

Quantas calorias é preciso ingerir na gravidez?

  • O valor ideal pode variar muito, mas estima-se que seja necessário algo entre 50.000 a quase 85.000 kcal (calorias) a mais durante a gravidez.
  • Este ano, cientistas calcularam o custo calórico da gravidez em diversas espécies do reino animal.
  • Para os humanos, a resposta foi pelo menos 50 mil kcal a mais durante os 9 meses de gestação, comparado com pessoas não grávidas.
  • Outra pesquisa de 2010 afirma que o ganho de peso médio na gravidez é de aproximadamente 18 gramas por dia.
  • É um aumento de 60 gramas por dia no segundo trimestre, que só cai para 54 gramas no trimestre final.
  • Já um estudo de 2007 diz que o valor pode chegar até 77.675 kcal, sendo 90 kcal extras por dia no primeiro trimestre, 287 kcal no segundo e 466 kcal no terceiro.
  • Posteriormente, uma revisão de 2019 desse estudo concluiu que o valor equivale a cerca de 78.400 a 84.700 kcal adicionais ao longo dos nove meses.
obesidade
Uma grávida precisa consumir até 85.000 calorias a mais que o normal – Imagem: VGstockstudio/Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Para onde vão todas essas calorias?

A pesquisa mais recente, liderada pelo pesquisador Samuel Ginther, da Monash University, estimou que cerca de 4% das 50 mil kcal ingeridas na gravidez vão para o crescimento das células do feto. O restante é usado para sustentar as mudanças do corpo da gestante.

Fundamentalmente, o gasto de energia é sobre todas as suas células fazendo seu trabalho o dia todo. Na gravidez – quando o corpo cresce algo em torno de 12 quilos [26 libras] em uma gravidez normal – todo aquele tecido extra [são] todas as células extras que não estavam lá antes. E todas elas têm que fazer seu trabalho.

Herman Pontzer, professor de antropologia evolutiva e saúde global na Duke University, para o Live Science.
Todas as grávidas e puérperas são inclusas no grupo prioritário de vacinação pelo Ministério da Saúde
Calorias extras se trasnformam em mais energia e suporte para que o corpo da grávida – Imagem: Free-Photos (Pixabay)

O valor exato de calorias pode variar

É improvável dar um número exato de calorias que cada grávida precisa consumir, exatamente porque cada uma tem corpos e necessidades diferentes. “Uma mulher pequena provavelmente terá um custo de energia diferente de uma mulher grande, porque sabemos que o custo de energia de tudo aumenta com o tamanho,” explica Pontzer.

publicidade

O consumo de energia também varia conforme o nível de atividade física da pessoa e suas características fisiológicas, como o metabolismo. No entanto, analisando todos os estudos anteriores, a maioria das gestações precisam de pelo menos 70.000 calorias adicionais para se manterem saudáveis.