A eVolo, revista de arquitetura e design, revelou os grandes vencedores da Skyscraper Competition de 2024, concurso anual que elege os melhores projetos de arranha-céus com base em fatores como “uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais”, de acordo com o site oficial.

Entenda:

publicidade
  • A Skyscraper Competition, organizada pela eVolo, divulgou os vencedores do concurso de 2024;
  • A competição elege os melhores projetos de arranha-céus com base em fatores como “uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais”;
  • Foram 206 projetos recebidos, e, além de 14 menções honrosas, a eVolo elegeu três vencedores: os chineses Urban Intercropping e Streamline Concerto e o egípcio Ocean Lungs;
  • A lista completa está disponível no site do concurso.

Dos 206 projetos recebidos, a eVolo elegeu, além de 14 menções honrosas, três grandes vencedores – que podem ser vistos abaixo.

Leia mais:

publicidade

Estes são os melhores arranha-céus do futuro

Urban Intercropping, 1º colocado. (eVolo)

O primeiro lugar ficou com o projeto Urban Intercropping, criado pelos chineses Penghao Zhao, Hanyu Sun, Sinuo Jia, Jingxuan Li, Songping Jing, Yibo Gao, YuJie Zeng e An Jiang. Conforme descrito pela eVolo, o projeto aborda “uma crescente separação entre áreas urbanas e agricultura”. A equipe se inspirou em técnicas de plantio consorciado para maximizar o espaço, a energia e os recursos da construção, que contaria com estufas, áreas comuns e sistemas de transporte público.

The Streamline Concerto, 2º colocado. (Imagem: eVolo)

O segundo lugar também ficou com uma equipe chinesa. O Streamline Concerto foi desenvolvido por Jianwei Zhu, Haoyu Liu Yi Liu e Yanchu Liang com base nos desafios ambientais da China. O edifício seguiria o caminho do Rio Amarelo, segundo mais longo da China, e se fundiria à natureza local, bloqueando tempestades de areia e evitando inundações.

publicidade
Ocean Lungs, 3º colocado. (Imagem: eVolo)

O arranha-céu Ocean Lungs conquistou o terceiro lugar no concurso. Criado pelos egípcios Mohammed Noeman Coutry, AbdelRahman Mahmoud Badawy, Toka Hassan Taman, Amr Khaled Mahmoud AbdElsstar, Hend Mahmoud Hassan Rashad, Menna Tallah Mahmoud Fouad, Mohamed Mahfouz Abdelaziz Abdelwadoud, Nagwa Khaled Mohamed Mohamed, Norhan Mohammed Abdel-Hamid Abdel-monem e Omar Ahmed Salah Mohamed, o projeto imagina apresenta um arranha-céu de 1.000 m de altura submerso na água e coberto por filtros especiais que limpariam o CO2 e outros poluentes dos oceanos.