Arqueólogos britânicos localizaram pedaços desaparecidos de um balde da era bizantina durante escavações realizadas em Sutton Hoo. Segundo eles, a descoberta pode ajudar a revelar um pouco mais da história da região antes da formação do que conhecemos hoje como Inglaterra.

Escavações em Sutton Hoo já revelaram diversas descobertas (Imagem: David Brunetti/National Trust in the East)

Sítio arqueológico contém riquezas da era medieval

  • Mais de 80 voluntários de todo o mundo participaram das escavações em Sutton Hoo.
  • O local abriga dois cemitérios medievais que datam dos séculos VI a VII e fica perto da cidade inglesa de Woodbridge.
  • Ele ficou mundialmente conhecido em função do enterro de um navio anglo-saxão, encontrado em 1939.
  • Na mesma região, em 1986 e também em 2012, foram localizados fragmentos de um antigo recipiente bizantino ricamente decorado com inscrições gregas, conhecido como Balde de Bromeswell.
  • O objeto teria sido construído no Mediterrâneo oriental durante o século VI, sendo cerca de 100 anos mais antigo do que a embarcação.

Leia mais

publicidade

História da relíquia continua sendo um mistério

Usando tecnologias avançadas, a equipe responsável pela escavação voltou a explorar a área em um trabalho que já dura dois anos. Através de uma mistura de levantamentos geofísicos, incluindo fluorescência de raios-X, que é um tipo de análise química, eles conseguiram fazer novas descobertas.

Os pesquisadores encontraram novos fragmentos do balde bizantino. Após análises, eles confirmaram que os novos pedaços realmente pertencem ao objeto original.

publicidade

Os arqueólogos ainda descobriram que o objeto foi danificado e, posteriormente, reparado. As pesquisas também indicam que o metal foi soldado novamente durante este procedimento.

Apesar da descoberta, ainda é um mistério quando estes reparos aconteceram e quem realizou eles. Como o balde foi transportado até o território britânico também continua sendo um enigma para os pesquisadores. A ideia é continuar realizando pesquisas no local para tentar revelar novas informações sobre a história da região.