Não, os dinossauros não bebiam vinho evidentemente. A imagem acima é meramente ilustrativa. Mas olha só o que a ciência descobriu: o asteroide Chicxulub, que atingiu a Terra há mais de 60 milhões de anos, pode não ter sido responsável apenas por exterminar os dinossauros, mas, também, pela proliferação das uvas! É o que indica um estudo publicado na revista Nature Plants.

• Pesquisadores apontam que o asteroide Chicxulub, que dizimou os dinossauros, também pode ter ajudado a proliferar as uvas pelo globo;
  • A ausência de grandes animais fez com que as florestas se tornassem mais densas, possibilitando que plantas trepadeiras – como as parreiras – se espalhassem;
  • A descoberta foi feita em 2022, quando pesquisadores encontraram sementes de uva fossilizadas nos Andes colombianos;
  • Um estudo foi publicado na revista Nature Plants.
Ao extinguir grandes animais, o asteroide Chicxulub também ajudou na propagação das uvas pela Terra. (Imagem: Elenarts/Shutterstock)

Pesquisadores acreditam que as alterações provocadas pelo asteroide podem ter apoiado a proliferação da fruta, destacando a extinção de grandes animais, como os dinossauros, para tornar esse processo possível.

Extinção dos dinossauros ajudou a espalhar as uvas pelo planeta

A descoberta foi feita em 2022, quando os pesquisadores Fabiany Herrera e Mónica Carvalho buscavam por sementes de uva fossilizadas nos Andes colombianos. “As uvas têm um extenso registro fóssil que começa há cerca de 50 milhões de anos, então eu queria descobrir uma na América do Sul”, explica Herrera em um comunicado do Museu Field de História Natural.

Fabiany Herrera e Mónica Carvalho com o fóssil de uva recém-descoberto. (Imagem: Fabiany Herrera)

Como explicam os pesquisadores, a ausência de grandes animais também impactou diretamente as florestas, dando às uvas a oportunidade de se espalharem pelo globo. “Animais grandes, como dinossauros, são conhecidos por alterar os ecossistemas ao redor. Acreditamos que, se houvesse grandes dinossauros vagando pela floresta, eles provavelmente estavam derrubando árvores, efetivamente mantendo-as mais abertas do que são hoje.”

“No registro fóssil, começamos a ver mais plantas que usam trepadeiras para subir em árvores, como uvas, nessa época. A descoberta é importante porque mostra que, após a extinção dos dinossauros, as uvas realmente começaram a se espalhar pelo mundo”, completam.