Uma nova bateria para carros elétricos capaz de rodar um milhão de quilômetros, carregar mais rápido e resistir a quase tudo. Esta foi a novidade anunciada recentemente pela chinesa Geely, atual dona da Volvo.

Segundo a empresa, a bateria dura até 50 anos e pode mudar tudo na indústria automotiva.

publicidade

Leia mais:

Como é a bateria anunciada pela Geely

  • Além de durar muito mais, a nova bateria de lítio-ferro-fosfato é mais segura e oferece alta densidade energética;
  • A célula tem capacidade de 192 Wh/kg e é quase 40% menor do que uma bateria automotiva comum;
  • Ela pode ser totalmente carregada por 3.500 vezes com “impacto mínimo na autonomia”, o equivalente a 1 milhão de quilômetros rodados;
  • A vida útil estendida também promete reduzir as emissões de carbono em mais de 80.000 toneladas por ano, destacou a empresa.
Nova bateria da Geely
Nova bateria para carros elétricos suporta rodar por um milhão de quilômetros. Imagem: Divulgação/Geely

Carregamento mais rápido

Testes conduzidos revelam ainda que a nova bateria mais compacta também recupera energia mais rápido, carregando de 10 a 80% em cerca de 17 minutos — contra 26 minutos de uma bateria Blade (aquela projetada e fabricada pela FinDreams Battery, subsidiária da BYD).

publicidade

Quando exposta a frio extremo de -30 °C, a bateria da Geely conseguiu manter mais de 90% de carga máxima, contra cerca de 79% da concorrente.

Mais proteção contra incêndio

A Geely também está orgulhosa de quão segura a bateria é. Se a célula for perfurada em um acidente, por exemplo, uma camada de papel alumínio cria uma espécia de camada isolante, prevenindo curtos-circuitos e eventos de fuga térmica.

publicidade

Durante testes, a bateria ainda foi perfurada por oito agulhas de aço de 5 mm e deixada em repouso por 1 hora “sem efeitos nocivos”. A Geely também afirma que atirou na bateria com uma bala de 5,8 mm sem gerar nenhum evento de ignição térmica.

Os testes não pararam por aí. A nova bateria também foi imersa em água do mar, jogada no fogo e suportou ser “esmagada” por 26 toneladas.

publicidade
Nova bateria de lítio-ferro-fosfato da Geely.
Nova bateria é mais segura e oferece alta densidade energética. Imagem: Divulgação/Geely

Quando a nova bateria chega ao mercado?

Por enquanto, a Geely ainda não revelou quando começará a fabricar os primeiros veículos elétricos equipados com as novas baterias.