Lançamento acidental do foguete chinês Tianlong-3 neste domingo (30). Crédito: Reprodução Redes Sociais
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, no último fim de semana, um foguete privado fez um voo não programado na China. Ironicamente, isso aconteceu durante um teste de disparo “estático” dos motores – que foi qualquer coisa, menos estático.
Vamos relembrar o incidente:
Nesta quarta-feira (3), outra gravação do evento foi compartilhada no X (antigo Twitter). O ângulo desse novo vídeo capta do alto o momento exato em que parte do foguete Tialong-3 se desprende da plataforma onde deveria fazer o ensaio estático, mas acabou decolando descontroladamente.
Segundo funcionários da gestão de emergências de Henan disseram ao site The Paper, a explosão não feriu ninguém. Ainda não se sabe o quanto o incidente vai afetar a campanha de testes e os cronogramas do foguete Tianlong-3, que ainda está em desenvolvimento.
De acordo com o SpaceNews, ele é comparável ao Falcon 9, da SpaceX, e também está planejado para ser parcialmente reutilizável.
O foguete antecessor Tianlong-2, lançado em abril de 2023, foi o primeiro veículo espacial privado chinês a chegar à órbita. Prevê-se que o modelo Tianlong-3 seja um salto significativo para a empresa, com a capacidade de carga aumentando de duas para 17 toneladas.
“Tianlong” significa “Dragão Celestial”. O nome é semelhante ao da estação espacial chinesa, Tiangong, que significa “Palácio Celestial”.
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de julho de 2024 14:12