A CATL, que atua no mercado de baterias para veículos elétricos, atingiu recentemente um marco histórico. A gigante chinesa conseguiu decolar um avião elétrico de 4 toneladas usando suas novas baterias condensadas.

O próximo passo é ainda mais ambicioso: fornecer 3 mil quilômetros de autonomia para uma aeronave duas vezes mais pesada nos próximos quatro anos.

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O que é a bateria condensada da CATL?

  • A novidade foi apresentada em abril de 2023 no Salão do Automóvel de Xangai, na China.
  • As baterias têm uma densidade de energia de até 500 Wh/kg em uma única célula — o dobro da média de uma célula utilizada atualmente em carros elétricos.
  • Segundo o CEO da CATL, Robin Zeng, ela será usada em aviões elétricos no futuro.
  • Uma das características da nova bateria é justamente a capacidade para voos de longo alcance, tornando-a adequada para jatos particulares e executivos, acrescentou Zeng.
Nova bateria condensada da CATL. Imagem: CATL/Divulgação

O executivo acredita na visão de uma aviação mais sustentável e afirma que a tecnologia “é um divisor de águas para reduzir o uso de combustíveis fósseis”. Por isso, também estabeleceu uma parceria com a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), empresa estatal chinesa do ramo.

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Aviões são poluidores significativos e, à medida que a tecnologia de baterias melhora, seus alcances também melhoram. Estou ansioso por um futuro de viagens movidas a energia renovável.

Robin Zeng, CEO da CATL, em comunicado.
Imagem: CATL/Divulgação

A mídia chinesa destaca que uma aeronave de oito toneladas ainda fica longe de um Boeing 737 de 31 toneladas ou um Airbus A320 de 41 toneladas, mas já é comparável a um jato executivo Learjet 70/75, que pesa pouco mais de 7 toneladas e transporta até nove passageiros. Este parece ser o mercado que a CATL está mirando.