Um grande mistério está prestes a completar 30 anos. Na época, uma pequena cidade dos Estados Unidos foi palco de um “ataque” de bolhas venenosas que deixou pessoas doentes e animais mortos. Mesmo tanto tempo depois, cientistas ainda não sabem o que aconteceu.

Estranha substância chamou a atenção

  • Em agosto de 1994, o oficial de polícia David Lacey observou estranhas bolhas no vidro de sua viatura.
  • Achando que eram simples gotículas de chuva ele acionou o limpador de para-brisa.
  • Uma estranha substância, então, se espalhou pelo vidro, dificultando a visão do policial.
  • Lacey conseguiu dirigir até um posto de gasolina da cidade de Oakville e resolveu examinar a estranha substância.
  • Segundo ele, as bolhas tinham consistência viscosa.
  • As informações são do Mental Floss.
Bolhas misteriosas sujaram para-brisas de carro policial (Imagem: reprodução/YouTube/Unsolved Mysteries)

Leia mais

publicidade

Habitantes ficaram doentes e animais morreram

As bolhas estranhas também apareceram em outras partes da cidade, cobrindo ruas e campos. Alguns dias depois, o policial e outras pessoas que também tiveram contanto com elas começaram a adoecer. Os sintomas foram fadiga e náusea, mas nada de mais grave aconteceu.

Já os animais foram mais impactados pela situação. Em uma fazenda da cidade, por exemplo, 12 animais morreram após contato com as bolhas. Em outro ponto, um gato também foi encontrado morto. Além disso, carcaças de sapos e corvos foram encontrados nas ruas.

publicidade
bactérias
Análises identificaram bactérias nas bolhas (Imagem: shutterstock/Lightspring)

O mistério intrigou pesquisadores e amostras da passaram por uma série de análises. Foram encontradas duas bactérias: a Pseudomonas fluorescens e a Enterobacter cloacae.

Nunca ficou confirmado se elas foram realmente as responsáveis por deixar habitantes doentes e animais mortos. Os estudos foram interrompidos quando as amostras simplesmente desapareceram dos laboratórios dos departamentos de saúde e ecologia de Washington State. Uma história repleta de mistérios nunca desvendados.