Imagem: Romolo Tavani - Shutterstock
O grande evento que culminou na extinção dos dinossauros faz parte do imaginário popular. Muitos imaginam intrigados as consequências do impacto do asteroide há 66 milhões de anos. Mas você sabia que uma outra colisão, responsável por estragos mais devastadores, foi causada por um asteroide ainda maior que caiu onde hoje fica a África do Sul?
Leia mais
De acordo com os pesquisadores, ao contrário do Chicxulub, que acabou com a vida dos dinossauros, o impacto de Vredefort não deixou registro de extinção em massa ou incêndios florestais, uma vez que havia apenas formas de vida unicelulares e nenhuma árvore existia há dois bilhões de anos. Apesar disso, ele teria causado impactos maiores no clima global.
Os especialistas apontam que o fenômeno prejudicou o equilíbrio natural, gerando chuvas ácidas e destruindo parte da camada de ozônio. O impacto também teria espalhado poeira e aerossóis, que teriam bloqueado a luz solar e resfriado os continentes por mais de uma década.
As simulações também permitiram concluir que o material ejetado pelo impacto teria chegado a até 2.500 quilômetros distância. Mas a equipe ainda quer realizar novos estudos para tentar determinar, de fato, quais foram as consequências do episódio para o planeta.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de julho de 2024 10:58