Comediante e ator, Eddie Murphy é uma das maiores estrelas da história do show business norte-americano

Reconhecido como um dos maiores nomes do stand-up, Murphy também conta com uma carreira bem-sucedida como ator, tendo estrelado algumas comédias que entraram para a história do cinema.

publicidade

Diante de uma carreira tão consagrada, decidimos listar os 8 melhores filmes que contam com a presença de Eddie Murphy.

Coming to America (1988) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

48 Horas (1982)

48hrs (1982) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Dirigido por Walter Hill (“Warriors – Os Selvagens da Noite”), “48 Horas” é um buddy cop aclamado por público e crítica. Esse longa marcou a estreia de Eddie Murphy no cinema, contracenando ao lado de Nick Nolte. 

publicidade

Murphy interpreta Reggie Hammond, um presidiário que se une ao policial durão Jack Cates (Nolte) para capturar dois assassinos. Cates consegue a liberação temporária de Reggie por um período exato de 48 horas, durante o qual eles devem solucionar o caso.

Leia mais:

publicidade

Trocando as Bolas (1983)

Trading Places (1983) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível gratuitamente (com anúncio) no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Primeiro filme que marca a colaboração entre o cineasta John Landis e Eddie Murphy, “Trocando as Bolas” é considerado uma das melhores comédias americanas da história. 

Além de ter estabelecido Murphy como um astro do cinema, o longa foi a quarta maior bilheteria de 1983 e recebeu indicações a vários prêmios. Eddie Murphy e Dan Aykroyd protagonizam o filme, que ainda conta com Ralph Bellamy, Don Ameche, Denholm Elliott e Jamie Lee Curtis no elenco.

publicidade
Trading Places (1983) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

A trama gira em torno de uma aposta entre dois irmãos empresários ricos que decidem testar o debate do inato ou adquirido. Para isso, eles trocam as vidas de um corretor de classe alta (Aykroyd) e um malandro de rua pobre (Murphy).

Meu Nome é Dolemite (2019)

Dolemite Is My Name (2019) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Eddie Murphy recebeu elogios por sua performance na comédia biográfica “Meu Nome é Dolemite”. 

Murphy interpreta Rudy Ray Moore, um comediante que ficou conhecido nos anos 70 por viver o personagem Dolemite, um cafetão de língua afiada que fez história ao aparecer no filme blaxploitation “Dolemite”.

O elenco ainda conta com Wesley Snipes, Keegan-Michael Key, Craig Robinson e Tituss Burgess.

Um Tira da Pesada (1984)

Beverly Hills Cop (1984) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e Paramount+.

O papel mais memorável de Eddie Murphy nos cinemas é Axel Foley, um detetive de Detroit com a esperteza das ruas que utiliza métodos fora do comum para resolver crimes na luxuosa Beverly Hills. 

Sua primeira aparição foi em “Um Tira da Pesada”, um sucesso estrondoso de bilheteria que virou uma franquia.

Dirigido por Martin Brest, a trama segue Foley, que sai de Detroit para Beverly Hills para investigar o assassinato de seu melhor amigo.

Um Tira da Pesada 3 (1994)

Beverly Hills Cop III (1994) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e Paramount+.

Mais um filme da parceria entre Eddie Murphy e o diretor John Landis, “Um Tira da Pesada 3” não repetiu o sucesso do original e foi massacrado pela crítica na época de seu lançamento. Contudo, ao longo dos anos, o filme ganhou apreciadores e defensores.

Murphy volta a viver o detetive Axel Foley, que retorna a Beverly Hills para deter criminosos em um parque de diversões.

Um Príncipe em Nova York (1988)

Coming to America (1988) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Microsoft Store, Amazon Prime Video e Youtube Filmes (apenas para alugar).

Outro filme da parceria entre Murphy e Landis, “Um Príncipe em Nova York” é uma das produções mais lembradas e amadas dos anos 80. Eddie Murphy estrela como Akeem, um príncipe de um país africano que foge para os Estados Unidos para evitar um casamento arranjado. 

Akeem tem a esperança de encontrar alguém que o queira por seu interior e não por sua posição social. Por sorte, ele começa a namorar uma jovem americana que acredita que ele é um estrangeiro pobre. Agora, ele deve manter seu disfarce.

Além de Akeem, Murphy vive vários outros personagens disfarçados por maquiagem. O elenco ainda conta com Arsenio Hall, James Earl Jones, John Amos e Shari Headley.

Os Picaretas (1999)

Bowfinger (1999) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e YouTube Filmes.

Esta aclamada comédia satírica dirigida por Frank Oz é considerada um dos melhores filmes da carreira de Eddie Murphy por críticos e cinéfilos. Interpretando dois papéis, Murphy protagoniza o longa ao lado de Steve Martin.

A trama segue Bobby Bowfinger (Martin), um produtor e cineasta de filmes B que tenta há anos emplacar um sucesso. 

Para o tão sonhado projeto, Bowfinger decide fazer um filme com o astro de Hollywood Kit Ramsey (Murphy), sem que este saiba que está sendo filmado.

O Professor Aloprado (1996)

The Nutty Professor (1996) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.

Este filme é um remake da aclamada comédia de 1963 dirigida e estrelada por Jerry Lewis. Nesta versão, Eddie Murphy interpreta Sherman Klump, um professor universitário brilhante e de bom coração que é ridicularizado por ser obeso.

Contudo, Klump desenvolve uma fórmula que ajuda a perder peso facilmente. Para conquistar o coração de uma jovem (Jada Pinkett Smith), Klump testa o experimento em si mesmo e se transforma no esbelto Buddy Love por um curto período.

Murphy interpreta diversos personagens utilizando maquiagens e próteses, e nomes como James Coburn e Dave Chappelle compõem o elenco.