Você já deve ter se deparado(a) com diversas matérias do Olhar Digital citando aparelhos Android e iOS que não podem mais ter o WhatsApp. Mas, você sabe por que isso acontece?

Anualmente, a Meta, dona do mensageiro, revisa as versões dos sistemas operacionais (SOs) que serão compatíveis com ele e divulga quais são os requisitos mínimos para um smartphone poder rodá-lo. Dessa forma, acaba que aparelhos com SOs mais antigos não têm os requisitos mínimos necessários para atualizar o WhatsApp.

publicidade

Para tomar a decisão, a Meta leva em consideração as versões mais recentes dos SOs que são mais populares, ou seja, com maior número de usuários. Vale ressaltar que a empresa de Mark Zuckerberg destaca que sempre informa o usuário antes de o acesso total ao aplicativo ser bloqueado.

publicidade
android
Android está, atualmente, na versão 14; ainda este ano, será atualizado para o 15 (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

A empresa, porém, não divulga, diretamente, em quais versões de SOs o WhatsApp ficará obsoleto, somente os requisitos mínimos para rodá-lo.

Isso porque, anualmente, Google e Apple, responsáveis pelos dois maiores sistemas operacionais de smartphones, Android e iOS, respectivamente, atualizam seus sistemas anualmente, diferente da Microsoft com o Windows nos PCs, por exemplo.

publicidade

Em breve, ainda em 2024, vários smartphones receberão o novíssimo Android 15 (atualmente, o Android 14 é o que está disponível para todos), enquanto os iPhones mais recentes terão o iOS 18 (o último iOS lançado foi o 17.5.1 e roda a partir do iPhone XS). Mesmo assim, por um tempo, versões mais antigas desses SOs seguem ativos em aparelhos sem condições de atualizar para as novas versões.

Hoje, o WhatsApp tem compatibilidade com o Android 5.0 em diante, iOS 12 em diante e KaiOS 2.5.0 em diante (sistema voltado para smartphones com telas menores e teclados físicos).

publicidade

E a Meta remove o WhatsApp de OSs mais antigos, pois, segundo ela, eles e os smartphones nos quais rodam podem não abranger atualizações de segurança mais recentes do mensageiro, ou não terem suporte a funcionalidades necessárias para operarem o aplicativo.

Leia mais:

Como saber qual é seu sistema operacional e se ele ainda roda o WhatsApp

Com as informações que passamos anteriormente, agora, basta você verificar qual sistema operacional roda atualmente em seu celular. A seguir, saiba como fazer isso no Android e no iOS:

No Android:

  1. Clique em “Configurações”;
  2. Toque em “Sobre o dispositivo” e, a seguir, em “Versão do Android”;
  3. A seguir, atente-se à janela “Versão do Android”.

No iOS:

  1. Clique em “Ajustes”;
  2. A seguir, toque em “Geral” e “Atualização de Software”;
  3. Por fim, veja a versão instalada atualmente no iPhone.

Com esta informação em mãos, você pode verificar os SOs compatíveis com o WhatsApp na Central de Ajuda do aplicativo, atualizada todos os anos. Além disso, a Meta afirma que manda notificações no mensageiro caso o aparelho do usuário deixe de ser compatível e “também exibiremos alguns lembretes importantes solicitando que você atualize o sistema”.

Se isso acontecer, provavelmente, a solução será trocar de aparelho, até por questões de segurança de todos os seus dados, de modo a obter as atualizações de segurança e usabilidade mais recentes.

ios 17.2.1
iOS 17 será substituído em breve pelo iOS 18 (Imagem: sdx15/Shutterstock)

Para saber quais aparelhos Android são compatíveis com a última versão do SO, fique de olho no Olhar Digital. No caso do iOS, você pode verificar a lista de compatibilidade aqui.