Nesta sexta-feira (5), o Threads completa um ano de lançamento pela Meta. Criado para bater de frente com o X, a rede social passou por altos e baixos em seus primeiros 365 dias disponível.

Isso porque um dos grandes problemas do Threads é conseguir reter seus usuários. Ainda assim, a rede social chegou a 175 milhões de usuários mensais ativos, segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Um feito notável, contudo, foram os 100 milhões de downloads em apenas dias após seu lançamento, muito graças à sua integração com o Instagram.

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Uma das coisas que atraiu os internautas para a plataforma foram as medidas radicais adotadas por Elon Musk após comprar o antigo Twitter, hoje X. Dispensa de inúmeros funcionários de segurança, suposta permissividade de publicações racistas, antissemitas, discursos de ódio e outras neste estilo, publicações polêmicas do próprio Musk, entre outras situações, diminuíram bastante o poder de fogo do X.

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Zuckerberg segue confiante com sua rede social mais nova (ssi77/Shutterstock)

Zuckerberg crê fortemente que sua rede social chegara a um bilhão de usuários no futuro. Adam Mosseri, chefe de Instagram e Threads, ao lado de Zuckerberg, está “orgulhoso” com o desenvolvimento da plataforma ao longo de um ano e quer transformá-la na “melhor plataforma para compartilhar ideias online”.

Enquanto isso, seu principal rival não revela nenhum tipo de informação sobre métricas de desempenho, o que pode fazer a Meta sonhar. Ainda, um dos antigos concorrentes, o indiano Koo, não resistiu e foi descontinuado, podendo dar mais terreno ao Threads.

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Além dos 175 milhões de usuários ativos mensais, a rede social da Meta informou que a Índia (justamente o lar do falecido Koo) é um dos países mais ativos na plataforma.

Threads: o que falta?

  • Neste momento, o Threads ainda causa perdas financeiras para a Meta, embora, certamente, a companhia possa financiá-lo indefinidamente;
  • Os executivos estão pensando em ativar anúncios na plataforma em 2025, embora o plano exato para que isso ocorra não estar completamente traçado;
  • O esperado é vermos a rede social de Zuckerberg se conectar ao sistema de anúncios existente do Instagram;
  • Uma coisa que os usuários reclamavam no início do Threads era a ausência de um portal para desktops. Antes, ele só funcionava em aplicativos de smartphones.
  • Também reclamava-se muito de uma “venda casada”, na qual não era possível excluir a conta do Threads sem excluir a do Instagram. Depois de um bom tempo, a Meta deu um jeito nisso;
  • Enquanto isso, o caminho para chegar no X é longo, pois a rede social de Musk tem 600 milhões de usuários mensais e 300 milhões diários, uma das poucas informações que nós temos.

Espera-se ainda que a plataforma da Meta aposte mais em debates culturais e esportivos como forma de atrair público engajado. No passado, Zuckerberg firmou parceria com personalidades com este intuito e, também, para atrair fãs desses artistas. Um deles é Taylor Swift.

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O que se traz deste primeiro ano e futuro da rede social

Para entendermos melhor qual foi o saldo neste primeiro ano de Threads e seu futuro, o Olhar Digital falou com especialistas no tema.

Arthur igreja, especialista em tecnologia e inovação, ressalta o boom que a rede social obteve em seu início por conta de sua estruturação onboarding, na qual os usuários do Instagram foram “automaticamente transportados” para o Threads.

“Porém, a rede está tendo certa dificuldade para ter usuários ativos. [Eles] trataram [o número de usuários recém-divulgado] como culturalmente relevante. Não sei se esse termo soa como desculpa ou não, mas não teve crescimento explosivo depois disso, muita gente usou nos primeiros dias e depois nunca mais”, salientou.

X não costuma divulgar suas métricas, o que pode “motivar” a Meta (Imagem: Ralf Liebhold/Shutterstock)

Quando se trata de encarar o X de igual para igual, Igreja entende que a batalha acabou não sendo da forma como a Meta esperava, tentando pegar a rede de Musk por baixo após as situações negativas pelas quais passou. Ou seja: o Threads não faz frente.

Acredito que quem deixou de usar o X foi por outros motivos. E não é porque encontrou no Threads um substituto. O X perdeu grande parte da sua relevância, das características iniciais, mas, honestamente, não creio que batam de frente. Possivelmente, essa era a iniciativa da Meta, de tentar pegar o X fragilizado, vacilante, mas também não conseguiu capturar esse espaço. No final das contas, acabou virando mais um nicho, mais um espaço na internet, onde um não acaba canibalizando o outro.

Arthur Igreja, especialista e tecnologia e inovação, em entrevista ao Olhar Digital

Por sua vez, Kenneth Corrêa, especialista em IA e negócios digitais, além de professor da FGV, deu sua visão sobre o motivo pelo qual a rede social decaiu repentinamente, apesar de que “a plataforma funciona muito bem”:

Ela aparece como parte do feed do Instagram, então, você está consumindo conteúdo no Instagram e no Facebook, ele recomenda você ver posts que estão dando certo no Threads. A própria meta dentro do Threads também, ajudou influenciadores, remunerou pessoas para produzirem conteúdo, o próprio Zuckerberg, o próprio time do Instagram produzindo conteúdo por lá. Então, ela foi fazendo uma série de ações que geram, de fato, mais uso, sobretudo, aparecer no feed do Instagram.

Kenneth Corrêa, especialista em IA e negócios digitais, além de professor da FGV, em entrevista ao Olhar Digital

Corrêa também aplaudiu a melhora nas ferramentas do Threads. “Deixar fazer posts mais longos, formatos diferentes do threads para não ser só imagem ou texto curto, mas poder ter vídeos mais longos, uso de hashtags, links, links externos, que é uma coisa que não tem no Instagram também, e a gente não pode esquecer que também tem uma debandada dos usuários do Twitter”.

Sobre a briga com o X, o especialista diz que, primeiramente, deve-se analisar os números das empresas.

O Zuckerberg publicou que o Treads está com 175 milhões de usuários ativos nos últimos 30 dias. E, quando a gente pega o mesmo número desse período no Twitter, a gente está falando de cerca de 500 milhões. Então, se a gente fosse arredondar, mais ou menos um terço, quase praticamente um terço do tamanho do X, para uma plataforma de um ano só de vida, com certeza é um feito incrível, claro que apoiado no que ela tinha de Instagram, mas acho que a gente tem que medir duas coisas. Primeiro, um terço do tamanho. Segunda coisa é a questão do peso e da importância, porque o Treads não faz parte do dia-a-dia dos políticos mais relevantes, como chefes de Estado.

Kenneth Corrêa, especialista em IA e negócios digitais, além de professor da FGV, em entrevista ao Olhar Digital

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Após início avassalador, rede da Meta acabou perdendo engajamento (Imagem: Iryna Budanova/Shutterstock)

E prosseguiu: “Se a gente pensa no Brasil, pelo menos nos políticos da esfera federal, deputados federais, senadores, quando a gente olha para os jornalistas, apesar de ter tido uma ideia de uma iniciativa, de um movimento, ainda, é fonte muito ativa de notícias e de updates de último minuto. Acho que esse lado do X ainda continua muito mais forte.”

A luta vale a pena para o Zuckerberg, com certeza absoluta, para ganhar mais espaço nesse território de plataformas que as pessoas usam todos os dias, melhorando a ferramenta sempre e continuar trabalhando para dar exposição ao Threads nas outras plataformas dele, pegando, assim, uma parte do público que gosta desse formato.

Kenneth Corrêa, especialista em IA e negócios digitais, além de professor da FGV, em entrevista ao Olhar Digital