YouTube vai facilitar a remoção de músicas que violam direitos autorais

Novo recurso dá mais precisão na remoção de músicas protegidas por direitos autorais, permitindo a retirada sem afetar outros áudios
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 05/07/2024 15h07
youtube
Imagem: Stas Malyarevsky/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube lançou uma ferramenta de borracha aprimorada que permite aos criadores de conteúdo da plataforma remover músicas protegidas por direitos autorais de seus vídeos, mantendo o restante do áudio intacto.

O TechCrunch foi o primeiro a relatar o lançamento do recurso, lançado pelo YouTube na semana passada. A ferramenta se chama Erase Song, ou Apagar Música.

Em um vídeo, o YouTube anunciou que o recurso Erase Song permite que os criadores silenciem músicas protegidas por direitos autorais em seu conteúdo. A ferramenta já existia como um recurso beta, mas nem sempre era precisa.

“Boas notícias, criadores: nossa ferramenta Erase Song atualizada ajuda você a remover facilmente músicas reivindicadas por direitos autorais de seu vídeo (deixando o resto do áudio intacto)”, diz chefe do YouTube, Neal Mohan, em um post na sua conta do X (Twitter).

Leia mais! 

Celular com logotipo do YouTube na tela colocado sobre teclado mecânico gamer com luzes RGB acesas
Criadores ganham mais controle na hora de editar áudios de seus conteúdos (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Uso de IA aprimorou nova ferramenta do YouTube

  • O recurso Erase Song atualizado usa um “algoritmo alimentado por IA” para identificar e remover com mais precisão músicas protegidas por direitos autorais sem afetar outros áudios em um clipe específico.
  • Dessa maneira, a IA garante mais precisão na hora de criadores editarem seus próprios vídeos.
  • Contudo, já se relata que mesmo após o aprimoramento com IA, essa nova ferramenta não consegue produzir resultados perfeitos o tempo todo.

Nos casos em que a ferramenta não consegue eliminar especificamente o conteúdo protegido por direitos autorais, os criadores podem silenciar todo o som nas seções do vídeo que foram sinalizadas por conter material protegido.

A página de suporte do YouTube diz que a ferramenta Erase Song “pode não funcionar se a música for difícil de remover”, portanto, silenciar o áudio pode ajudar a remover uma reivindicação de conteúdo protegido contra um vídeo.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.