Preciso trocar minha antena parabólica tradicional pela digital? Entenda

Prazo para realizar a substituição das antenas, que em muitos casos pode ser feita de graça, termina neste ano
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 05/07/2024 00h58, atualizada em 08/07/2024 21h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já trocou a antena parabólica tradicional pela versão digital? Pois saiba que o prazo para realizar a substituição, que em muitos casos pode ser feita de graça, termina ainda neste ano. Quem não realizar a troca vai perder o sinal e não conseguirá mais assistir a TV aberta.

Interferências e até queda de sinal

Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro. No entanto, no caso da Globo, as antenas conectadas aos receptores analógicos vão ficar sem o sinal a partir do dia 18 de agosto.

A interrupção foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e faz parte das regras para o início das operações do 5G no Brasil. Isso acontece porque a nova geração da internet móvel opera na chamada Banda C, que é a mesma de faixa de frequência do sinal de TV de canais abertos, transmitido para as parabólicas tradicionais.

Exemplo de antena parabólica que precisa ser trocada (Imagem: Bruno Martins Imagens/Shutterstock)

Quando transmissões diferentes usam frequências muito próximas, os equipamentos sofrem interferência, deixando imagens com “chuvisco” e podendo até resultar na queda da conexão. Esses problemas já são registrados por pessoas que ainda não realizaram a troca das parabólicas antigas e vivem em cidades onde o 5G já está ativado.

Já a antena parabólica digital, que é menor é feita com uma chapa rígida, opera em uma outra faixa, livre dessas interferências. As informações são do G1.

Leia mais

Substituição precisa ser feita em função do início das operações do 5G no Brasil (Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital)

Como trocar sua antena parabólica

  • Pacotes com a antena digital, o receptor do sinal e os cabos são vendidos pela internet e em lojas físicas, principalmente de material de construção e equipamentos eletrônicos.
  • Mas famílias inscritas em algum programa social do governo federal e que usam parabólicas antigas podem receber uma antena nova, sem nenhum custo.
  • Você pode conferir se a sua antena parabólica precisa ser trocada, além de todas as informações sobre as mudanças, no site sigaantenado.com.br.
  • Também é possível ligar pelo telefone 0800-729-2404.
  • Lembrando que modelos como as externas conhecidas como “espinha de peixe” e as antenas internas, já contam com sinal digital e não precisam ser substituídas.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.