A Samsung anunciou um novo modelo de SSD com capacidade impressionante: com até 61 TB para armazenamento de dados, ele certamente resolve problemas de espaço em qualquer PC.

Com espaço de sobra, o SSD deve ser inicialmente voltado para o mercado corporativo, para uso especialmente em servidores que realizam tarefas de inteligência artificial.

publicidade

Tecnologia dos SSDs ainda não está no limite, diz Samsung

A fabricante coreana diz ainda que o impressionante BM1743 (o nome oficial do SSD) pode ainda mais, e a Samsung prepara para o futuro um SSD com 122 TB de capacidade.

A empresa diz que os chips de memória V-NAND QLC de sétima geração ainda não atingiram o limite teórico, e, portanto, é possível desenvolver discos com ainda mais espaço para dados. Como exemplo, a Samsung diz que a densidade saltou de 15,36 TB na 5ª geração de memórias flash para os atuais 61,44 TB obtidos na sétima geração.

publicidade

Leia mais:

SSD de 61 TB deve ser usado em servidores de IA

Por mais tentador seja a ideia de ter tanto espaço para armazenar dados no computador pessoal, esses SSDs da Samsung são voltados para o mercado corporativo, onde há uma necessidade ainda maior de discos de alta capacidade.

publicidade

O SSD tem velocidade de leitura de até 7.200 MB/s e deve ser atrativo especialmente para uso em servidores voltados para tarefas de inteligência artificial, um mercado que tende a crescer bastante nos próximos anos.

Ainda assim, a tendência é que a tecnologia barateie com o passar do tempo, e, assim, torne-se acessível para uso em computadores pessoais. Isso significa que, em um futuro não muito distante, você terá mais de 100 TB para guardar arquivos no seu PC. Nada mal.