Volvo vai cobrar para carregar carros elétricos de outras marcas

Até agora, qualquer veículo elétrico, independentemente da marca, podia utilizar os pontos de carregamento da Volvo no Brasil
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 08/07/2024 13h56
carros elétricos
Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock
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Vai começar nesta quarta-feira (10) a cobrança para recarga de veículos elétricos em eletropostos da Volvo no Brasil. Anteriormente, qualquer veículo elétrico, independentemente da marca, podia utilizar os pontos de carregamento. No entanto, a grande procura por motoristas de carros de outras montadoras levou a empresa alemã a reavaliar a gratuidade do serviço.

Cerca de 75% das recargas no sistema da Volvo foram feitas motoristas de carros de outras montadoras (Imagem: Dave Siva/Shutterstock)

Justificativa da Volvo para o início da cobrança

  • Segundo a Volvo Car Brasil, já foram instalados 52 dos 101 eletropostos anunciados, totalizando 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas no Brasil.
  • No último ano, 40 mil recargas foram realizadas, número que corresponde a 1 milhão kWh consumidos.
  • Destas, 75% foram feitas por motoristas de carros de outras montadoras.
  • A empresa afirma que ajudou a “pavimentar a eletrificação no Brasil” e que a cobrança pelas recargas é necessária para o aprimoramento do serviço.
  • A companhia alemã observa que os carros da Volvo poderão continuar usando os postos de maneira gratuita.

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Recarga de veículo elétrico (Imagem: Owlie Productions/Shutterstock)

Valores que serão cobrados

Com a mudança, o uso de eletropostos por clientes de outras marcas terá o custo de R$ 4 por kWh. Além disso, haverá a cobrança de uma taxa de conectividade de R$ 2,50 (valor será cobrado quando iniciada a recarga, exceto para clientes Volvo).

Também entrará em vigor a chamada taxa de ociosidade. Serão cobrados R$ 5 por minuto, com tolerância de 15 minutos e cobrança a partir do 16º minuto, apenas em carregadores rápidos em rodovias. Esta taxa vale, inclusive, para donos de carros da Volvo e tem como objetivo evitar filas de espera pela recarga.

Para consultar os carregadores conectados que passarão a ter cobrança, o cliente pode acessar o aplicativo Volvo Car Eletropostos e fazer o filtro para eletropostos pagos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.