Trabalhos de construção de um viaduto foram interrompidos em Roma após a descoberta de um jardim de dois mil anos que pertenceu a um famoso imperador romano. Ao analisar as ruínas, arqueólogos encontraram um cano de água com a inscrição”C(ai) Cæsaris Aug(usti) Germanici”. Os pesquisadores concluíram que ela se referia a Caio César Augusto Germânico, mais conhecido como Calígula.

Jardim romano foi descrito em texto antigo

De acordo com um comunicado do Ministério da Cultura da Itália, as paredes de travertino do jardim têm vista para as margens do Tibre, um rio que corta Roma e fica a leste da Cidade do Vaticano. O espaço pode já ter sido descrito no passado.

publicidade

Em uma passagem do antigo texto “Sobre a embaixada para Caio”, escrito pelo filósofo egípcio Filo de Alexandria, ele descreve como Calígula se encontrou com um representante dos judeus que viviam em Alexandria, no Egito, em um grande jardim ao longo do Tibre.

Naquela época, os judeus alexandrinos e a população greco-alexandrina enfrentavam uma crise marcada por muita violência e episódios de intolerância religiosa. O imperador romano teria rejeitado os pedidos de autonomia religiosa dos judeus, ficando do lado dos gregos no impasse.

publicidade
Cano com inscrição romana encontrado nas ruínas de antigo jardim (Imagem: Ministério da Cultura da Itália)

Ainda de acordo com os pesquisadores, a descoberta é significativa porque o espaço fica na mesma área do “Horti Agrippinae”, o jardim de Agripina, que era a mãe de Calígula. Os arqueólogos acreditam que a propriedade foi herdada pela família do imperador até chegar as mãos de Caio César Augusto Germânico.

Além do cano, foram encontradas lajes de cerâmica da era romana e figuras de terracota de cenas mitológicas que teriam decorado telhados.

publicidade

Leia mais

Busto do imperador romano Calígula (Imagem: Kizel Cotiw-an/Shutterstock)

Imperador ficou conhecido por sua tirania

  • Calígula foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia júlio-claudiana, instituída por Augusto.
  • Ele governou Roma de 16 de março do ano 37 d.C., até 24 de janeiro de 41 d.C.
  • O imperador foi assassinado pela Guarda Pretoriana, oficiais que deveriam protegê-lo.
  • Calígula ficou conhecido pela sua natureza extravagante, cruel e pervertida.