A China está planejando sua primeira missão em nome da segurança da Terra para impactar um asteroide. O alvo selecionado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) deve ser um objeto de quase 30 metros de largura conhecido como 2015 XF261.

A organização sem fins lucrativos Planetary Society destacou que este é o mais recente desenvolvimento no planejamento de missões de impacto de asteroides para a China, um país cada vez mais interessado pela área de defesa planetária.

Em artigo recente publicado no Journal of Deep Space Exploration, a ONG discutiu as propostas da “primeira missão de verificação em órbita e defesa contra asteroides próximos à Terra da China”. Segundo o estudo, será realizada “uma demonstração de descarte defensivo” simulando o risco potencial de asteroides próximos impactarem a Terra.

Representação artística de um asteroide passando perto da Terra.
Representação artística de um asteroide passando perto da Terra. Imagem: Dima Zel/Shutterstock

Conforme o Space, a missão deve acontecer até 2030 e terá dois propósitos: uma nave impactará o asteroide, enquanto outra irá observar a rocha espacial para aprender mais sobre a formação do sistema solar.

A iniciativa também segue os passos de outra missão inovadora de defesa planetária conduzida pela NASA, o Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART), que em setembro de 2022 desviou com sucesso a rota do asteroide Dimorphos.

Asteroide alvo da China passou perto da Terra

• Segundo o banco de dados de corpos pequenos gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), o asteroide 2015 XF261 chegou relativamente perto da Terra pela última vez na terça-feira, 9 de julho.
  • Ele passou a 50 milhões de quilômetros do nosso planeta a cerca de 42.000 km/h, quase 30 vezes mais rápido que a velocidade do som.
asteroides perto da Terra