A história por trás da cidade de Cahokia, localizada onde hoje está o estado americano de Illinois, deixa os historiadores intrigados há décadas. O local chegou a abrigar cerca de 15 mil pessoas e era considerado uma dos mais importantes da região. No entanto, a cidade foi simplesmente abandonada ao final do século XIV.

Ruínas da cidade de Cahokia (Imagem: Joe Angeles/Universidade de Washington)

Seca pode ter causado desaparecimento da cidade Cahokia?

  • Varias teorias já foram apresentadas para tentar explicar este êxodo tão dramático.
  • Uma delas aponta que houve uma seca severa seguida pela fome.
  • No entanto, uma nova investigação do Escritório de Gestão de Terras dos EUA e da Universidade de Washington em St. Louis sugere o contrário.
  • Segundo os pesquisadores, a cidade produzia mais alimentos do que era necessário para alimentar seus habitantes.
  • A conclusão foi descrita em um estudo publicado na revista The Holocene.

Leia mais

publicidade
Representação da cidade milenar (Imagem: Michael Hampshire/Cahokia Mounds State Historic Site/reprodução)

Análise do solo aumentou incertezas

Cahokia estava localizada próxima ao rio Mississippi e provavelmente já foi a maior cidade dos EUA ao norte do México. Quando os europeus chegaram, encontraram enormes montes de terra como evidência da presença de um assentamento antigo, incluindo o Monks Mound, uma das maiores obras de terraplanagem pré-históricas.

A equipe de pesquisadores analisou amostras de solo do local, procurando isótopos de carbono que atuam como indicadores dos tipos de culturas que foram plantadas ao longo dos séculos na região.

publicidade

Os cientistas conseguiram identificar que dois isótopos de carbono específicos permaneceram bastante consistentes durante todo o período em que as pessoas estavam deixando Cahokia. Isso sugere que a seca e a quebra de safra não explicam este movimento de saída.

Agora, eles querem entender melhor o que era cultivado e como isso acontecia na época. Além disso, irão executar testes nas culturas para ver exatamente como eles resistem às condições de seca.

publicidade

O resultado do novo estudo traz mais dúvidas do que certezas. E a história de Cahokia continua sendo um grande mistério para todos.