Google vai te avisar gratuitamente se os seus dados estão na dark web; veja como

Função será integrada na seção “Resultados sobre você” como uma solução "para proteger sua presença online"
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Ignacio de Lima 11/07/2024 13h20, atualizada em 11/07/2024 16h20
Google
Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sabia que o Google pode monitorar a dark web para saber se os seus dados foram encontrados em vazamentos de dados? Pois bem, em breve a função chamada “Relatórios da Dark Web” estará disponível para todos.

Até então, o recurso era pago e só estava disponível para assinantes do serviço Google One. Saiba mais sobre a novidade.

O que são os “Relatórios da Dark Web” do Google?

  • Segundo o Google, o “Relatório da Dark Web” monitora partes da web que são difíceis de acessar em busca de vazamentos de suas informações pessoais, incluindo nome, endereço, número de telefone e e-mail;
  • É uma “solução combinada” para “ajudar os usuários a proteger sua presença online”, acrescenta a empresa;
  • Quando acionado no seu perfil, o Google faz uma varredura na dark web para saber se os seus dados foram encontrados;
  • Até o momento da publicação, os relatórios estão disponíveis em 46 países. O Brasil está incluso na lista;
  • Segundo o Google, a função será integrada na seção “Resultados sobre você” como uma solução “para proteger sua presença online”.
Imagem-conceito para dark web
Google vai disponibilizar para todos recurso que mostra se os seus dados vazaram na dark web. Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

Vale mencionar que o “Resultados sobre você” também te ajuda a descobrir se suas informações pessoais de contato, como endereço, número de telefone ou e-mail, aparecem nos resultados de busca. Se preferir, o usuário pode solicitar a remoção de todo o conteúdo nas pesquisas.

Leia mais:

Quando o Google vai liberar o recurso para todos?

Segundo o 9to5Google, o recurso atendia apenas assinantes do Google One e estará disponível para todas as Contas do Google no fim de julho de 2024 para “melhorar a privacidade dos usuários em casos de violações de dados”, algo cada vez mais comum.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.