Seu Direito Digital: pão de forma pode fazer você ser pego no bafômetro

Pão de forma pode te causar problemas no bafômetro! Ainda hoje, o que acontece com os dados que já foram coletados pela Meta para treinar IA?
Júlia Dal Rovere11/07/2024 21h20
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma análise da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, apontou que comer duas fatias de pão de forma pode ser suficiente para ser pego no teste do bafômetro. O que diz a lei para um caso como esse? Teria como provar que não houve ingestão de álcool?

O que se tem agora é uma suposição que a pessoa que acabou de comer um pão e fizer o teste do bafômetro, estará possivelmente com o sangue contaminado. Eles fizeram esse teste, pois havia uma suspeita ali de irregularidade nos pães. Segundo o código de defesa do consumidor, as informações precisam ser claras.
Leandro Alvarenga

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) deu mais prazo para que a Meta envie a documentação que ateste a suspensão do uso de dados pessoais no treinamento de inteligência artificial (IA). O que acontece com os dados que já foram coletados? Assunto para o consultor de privacidade e segurança Leandro Alvarenga

 A suspensão já aconteceu. Então na verdade, a Meta já suspendeu o treinamento de IA. Ela não entregou toda a documentação de regularidade, de balanceamento, se aquele treinamento era adequado ou não, e ela pediu mais prazo e também pediu a suspensão do despacho, fazendo uma série de argumentações.
Leandro Alvarenga  

A coluna Seu Direito Digital  é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!  

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.