Imagem: peterschreiber.media/Shutterstock
A Microsoft criou uma nova e poderosa ferramenta de IA chamada VALL-E 2, mas você não conseguirá experimentar a novidade. Se trata de um sintetizador de voz que usa inteligência artificial para criar vozes realistas a partir de instruções em texto ou pequenos trechos de áudio.
Pesquisadores da empresa revelaram em um artigo que esta é a primeira vez que um sistema de conversão de texto em fala alcança a “paridade humana”. Talvez por isso, a gigante da tecnologia tenha optado por impedir que usuários comuns usem o modelo.
“Isso pode acarretar riscos potenciais no uso indevido do modelo, como falsificação de identificação de voz ou personificação de um locutor específico”, diz um post oficial da Microsoft.
Leia mais:
Vale mencionar que outras empresas também estão testando ferramentas similares. Um delas é a OpenAI. Em abril, a dona do ChatGPT apresentou ao mundo o Voice Engine, uma ferramenta alimentada por IA capaz de copiar vozes usando apenas 15 segundos de amostras de áudio.
A empresa planeja explorar o potencial do sistema nas áreas de educação e acessibilidade, recuperando a voz de pacientes com limitações de fala, por exemplo.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de julho de 2024 16:25