Apollo 11: como foi a missão que levou homem à Lua

Nasa cumpriu o objetivo dado pelo presidente John Kennedy e levou o homem à Lua na Missão Apollo 11; confira os detalhes a seguir
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/07/2024 19h20, atualizada em 05/08/2024 22h48
astronauta homem na lua (1)
Reprodução: @historyhd/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apollo 11 foi o nome dado à missão estadunidense de realizar um voo espacial tripulado até a Lua e, posteriormente, retornar à Terra em segurança. O objetivo foi dado pelo então presidente da época, John F. Kennedy, e realizado pela Nasa no ano de 1969. A seguir, confira mais informações sobre como foi a missão que levou o homem à Lua pela primeira vez.

neil armstrong, buzz aldrin e michael collins
Da esquerda para a direita: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin. Equipe que integrou a missão tripulada Apollo 11 para a Lua (Reprodução: NASA)

Apollo 11: a missão espacial que levou o homem à Lua

Do final da Segunda Guerra Mundial até o ano de 1991, os Estados Unidos e a União Soviética –– consideradas as potências mundiais da época –– travaram uma batalha político-ideológica que ficou conhecida como “Guerra Fria”. O objetivo desse conflito era que uma nação se sobressaísse a outra em diferentes campos de atuação, o que incluía os avanços tecnológicos. A partir disso, nasceu o desejo de levar o homem à Lua, visto que o país que conquistasse esse trunfo seria considerado mais avançado, tecnologicamente falando.

A Corrida Espacial, como ficou conhecida a ânsia por levar o homem ao satélite natural da Terra, teve início nos EUA quando o então presidente, John F. Kennedy, instituiu à Nasa a missão de conduzir uma viagem tripulada à Lua. A meta foi estabelecida em 1961 e completada eficientemente em 1969.

Leia mais:

Para além de pousar na Lua e retornar à Terra em segurança, também foram traçados alguns objetivos secundários, como: fotografar o terreno lunar, implantar uma câmera de televisão, recolher amostras do solo e trazer consigo para à Terra, e utilizar diferentes outras tecnologias de monitoramento.

Em 16 de julho de 1969, a missão Apollo 11 foi iniciada oficialmente: no interior da nave, estavam o comandante e piloto Neil Armstrong, considerado o primeiro homem a pousar na Lua, o piloto Buzz Aldrin, o segundo, e um terceiro piloto (chamado Michael Collins) que nunca chegou a pisar na Lua.

Foto tirada durante a missão Apollo 11
Foto tirada durante a missão Apollo 11. Crédito: Nasa/Divulgação

Uma vez que a nave pousou com segurança, em 20 de julho, a câmera de televisão foi instalada algumas horas depois e transmitiu, para 650 milhões de pessoas, a imagem e a voz de Armstrong enquanto disse a icônica frase “Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”.

Michael Collins não pisou na Lua porque precisou ficar o tempo todo dentro da nave, em órbita e distante da superfície do satélite, no controle do módulo de comando. Enquanto isso, seus companheiros fincaram uma bandeira dos Estados Unidos no solo da Lua e uma placa que dizia “Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz por toda a humanidade”.

O retorno à Terra também foi bem-sucedido e ocorreu em 24 de julho daquele mesmo ano: os pilotos aterrissaram no estado do Havaí. Por fim, os três astronautas tiverem de cumprir uma quarentena de 21 dias para evitar qualquer risco de contaminação.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.