Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais destaque no mundo inteiro. Além disso, é uma ferramenta que rapidamente saiu do modo protótipo experimental para ser um produto disponível ao consumidor. 

A IA está presente em diversas ferramentas que possuem o potencial para mudar o mundo em diferentes vertentes, desde a elaboração de livros, até o diagnóstico de doenças. A seguir, confira 5 usos geniais que mostram isso. 

publicidade

Leia mais: 

Elaboração de conteúdos

Com o boom de chatbots, como o Bard e ChatGPT, os profissionais da área de criação de conteúdo ganharam bons auxiliares. Um exemplo disso é a escritora japonesa Rie Kudan, que no anúncio do Prêmio Akutagawa, um dos mais importantes do país, afirmou ter utilizado o ChatGPT em 5% de seu romance que ganhou o prêmio.

Nova maneira de usar a internet

Página inicial do Google via Solen Feyissa/Unsplash
Página inicial do Google via Solen Feyissa/Unsplash

Em maio deste ano, o Google apresentou uma nova maneira de conexão com o mundo. Para essa transformação, ele conta com a inteligência artificial generativa na Busca. Isso vai mudar totalmente o serviço.

Na IA de Busca do Google, você pode realizar perguntas mais complexas com tudo que precisa de uma vez só. Por exemplo, se você quer encontrar uma nova academia, pode fazer a pergunta completa pedindo uma indicação mais próxima de onde quiser, como sua faculdade, trabalho ou casa. Além disso, será possível já pedir para a Busca te dar alternativas com desconto e etc.

O novo modelo Gemini personalizado é que vai possibilitar essa mudança significativa. Isso porque ele conta com todos os recursos avançados do Gemini, como o planejamento, raciocínio em diversas etapas e multimodalidade. Clique aqui e saiba tudo sobre essa repaginação.

Detecção de pré-condições para o Alzheimer

Cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, criaram um programa IA no qual possui a capacidade de identificar sinais de Alzheimer na fala. A inteligência artificial tem 78,5% de precisão. 

O software é responsável por fazer a análise da transcrição de gravações, onde ele verifica as macroestruturas gramaticais que podem mostrar alguma desconexão de pensamento e assim, encontrar os primeiros sinais de declínio cognitivo antes mesmo de que a pessoa seja diagnosticada ou apresente os sintomas.

Essa é só uma das diversas ferramentas que vêm sendo criadas por especialistas com esse objetivo na área da saúde. 

IA para melhorias no trânsito

Milhares de pessoas morrem todos os anos no trânsito no Brasil. Mas, você sabia que a IA pode ajudar a diminuir essa quantidade? Por meio de dados de acidentes no país, já há um projeto para prever essas ocorrências e assim aumentar o número de ações de prevenção. 

Além disso, já há montadoras que estão realizando testes de protótipos de sistemas nos quais podem reconhecer sinais de cansaço dos motoristas e assim enviar para eles alguns sinais luminosos, sonoros e vibração.

Há a presença da IA também em carros autônomos, como novos sistemas de navegação com a direção defensiva e outros recursos para a maior segurança dos motoristas.

A descoberta das moléculas essenciais para a vida

A IA do Google DeepMind, AlphaFold3, possui a capacidade de prever as estruturas e as interações de moléculas que são essenciais para a vida. Entre elas, estão as proteínas, RNA, DNA e outras estruturas.

Clique aqui e saiba mais sobre essa tecnologia.