Focada em carros elétricos de luxo, a Zeekr chega ao Brasil ainda neste ano. A chinesa vai estrear no mercado brasileiro com dois modelos e promete preços não tão caros assim. Marca do Grupo Geely criada há três anos, ela compartilha plataforma, motores e baterias com carros de Volvo e Smart, que pertencem ao mesmo conglomerado.

Os planos da Zeekr no Brasil

  • A Zeekr planeja abrir pelo menos 10 concessionárias no Brasil no mês de setembro.
  • No mesmo mês, iniciará a pré-venda de dois modelos.
  • São eles, o SUV médio Zeekr X, e uma espécie de crossover esportivo com trejeitos de shooting brake, o Zeekr 001.
  • A expectativa é que as primeiras entregas aconteçam em outubro deste ano.
  • As informações são da Quatro Rodas.
Zeekr X (Imagem: Zeekr/Reprodução)

Leia mais

publicidade

Chinesa quer oferecer mais por menos

O Zeekr X será vendido no Brasil na versão Privilege AWD, topo de linha. Com um motor em cada eixo, totalizando 434 cv, o modelo chega aos 100 km/h em 3,8 s. A bateria de 66 kWh promete cerca de 400 km de alcance. O preço inicial ficará abaixo dos R$ 300 mil, sendo que o Volvo EX30 mais caro custa, hoje, R$ 293.950.

E a ideia da chinesa é exatamente esta: mais por menos. O carro está repleto de materiais macios pela cabine, tem quadro de instrumentos digital, banco do carona reclinável com apoio para as pernas e ainda pode ter uma geladeira inclusa.

publicidade

A tela da central multimídia, com 14,6 polegadas, no entanto, não ficará disponível por aqui. Isso acontece porque no Brasil não é permitido assistir vídeos com o carro em movimento na dianteira. Por isso, a função será desabilitada.

Zeekr 001 (Imagem: Zeekr/Reprodução)

Por outro lado, o Zeekr 001 será importado em três versões, Base, Premium e Flagship, com até 789 cv. O preço inicial ficará entre os R$ 400 mil e R$ 450 mil, bem abaixo do praticado pelas tradicionais fabricantes alemãs.

publicidade

A versão base tem rodas aro 21 e dois motores, um por eixo, que somam 544 cv e 71,4 kgfm. Isso possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A autonomia será de 580 km (WLTP) com sua bateria de 100 kWh de NMC.

As versões Premium e Flagship terão dois motores e um total de 789 cv e 82,6 kgfm, podendo alcançar os 100 km/h em 3,3 s com velocidade máxima de 240 km/h A bateria tem 100 kWh e permitiria autonomia de até 705 km (WLTP).