A autoridade de concorrência francesa confirmou, nesta segunda-feira (15), que está investigando a fabricante de chips Nvidia por supostas práticas anticompetitivas. À Reuters, Benoit Coeure, presidente da agência, informou que a big tech será oficialmente acusada em breve “se a investigação for frutífera”. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A França é a primeira autoridade a agir contra a Nvidia após seu boom no mercado devido ao impulso da IA; 
  • Cabe pontuar que o órgão regulador francês, em um relatório divulgado no início deste mês sobre a concorrência em IA generativa, citou o risco de abuso no país por parte de fornecedores de chips; 
  • Em seu recente relatório, a França expressou preocupações quanto à dependência do setor no software de programação de chips da Nvidia — o CUDA é o único sistema 100% compatível com as GPUs que se tornaram essenciais para a computação acelerada; 
  • Ela também mencionou um desconforto sobre os investimentos recentes da Nvidia em provedores de serviços de nuvem focados em IA, como a CoreWeave.   

Vale destacar que, conforme as leis da França, empresas correm o risco de multas de até 10% do seu faturamento anual global por violação de regras antitruste. Um prazo para as acusações oficiais não foi divulgado.   

nvidia
(Imagem: Below the Sky / Shutterstock.com)

Leia mais!

publicidade

Nvidia ultrapassa Microsoft como empresa mais valiosa do mundo 

A Nvidia se tornou, em junho, a empresa mais valiosa do mundo. Dessa forma, a fabricante de chips gráficos deixou a Microsoft para trás no ranking — mas por pouco tempo. 

Dias depois, a big tech de Bill Gates retomou o trono graças a uma queda das ações. As ações da fabricante de chips caíram quase 3,4%, indo para US$ 3,10 trilhões.   

publicidade

A queda de ações, na verdade, foi sentida por todo mercado. O valor de mercado da Microsoft também caiu, estando agora em US$ 3,30 trilhões. A Apple também sentiu declínio na época.