No segundo trimestre de 2024, período que corresponde aos meses de abril, maio e junho, as entregas globais de smartphones aumentaram 6,5%, conforme mostram dados de um estudo da IDC. As principais marcas que impulsionaram o crescimento foram a Apple e a Samsung.

Os números cresceram pelo quarto trimestre consecutivo, à medida que os fabricantes de smartphones recorrem à inteligência artificial para atrair consumidores preocupados com os preços e conquistar uma maior parcela do mercado.

publicidade

“Há muito entusiasmo no mercado de smartphones, graças aos preços médios de venda mais elevados e ao burburinho em torno dos smartphones da próxima geração que serão repletos de IA e deverão capturar 19% do mercado este ano”, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC.

“À medida que a Apple e a Samsung continuam a impulsionar o mercado, muitos dos principais produtores chineses tentam aumentar as remessas de produtos de baixo custo, numa tentativa de capturar uma fatia maior do mercado em meio à fraca procura”, disse Popal, acrescentando que, como resultado, a participação de dispositivos de médio porte é desafiada.

publicidade

Leia mais:

celulares
Novidades de IA prometem impulsionar ainda mais o mercado de celulares este ano – Imagem: shutterstock/bodnar.photo

A era dos “smartphones de IA” está chegando

  • O investimento das desenvolvedoras de smartphones para que os próximos aparelhos sejam potentes em recursos de IA se tornou evidente nos últimos tempos.
  • A Apple realizou sua conferência de desenvolvedores no mês passado, onde apresentou novos recursos de IA para seus iPhones com tecnologia ChatGPT da OpenAI.
  • A Samsung também realizou seu evento Galaxy Unpacked na semana passada, onde anunciou novos modelos para seu Galaxy dobrável e flip, bem como novos recursos de IA.

Nos números do segundo trimestre do ano, a Samsung foi soberana, com 18,9% de participação nas remessas globais. A Apple veio logo na sequência, com 15,8% de participação, seguida pela chinesa Xiaomi, com 14,8%.

publicidade

Vivo (9,1%) e Oppo (9%) completam o top 5 com um empate. A IDC declara um empate estatístico no mercado mundial de smartphones quando há uma diferença de 0,1% ou menos na participação de receitas ou remessas entre dois ou mais fornecedores.

Loja da Samsung
Samsung liderou vendas de smartphones no mundo entre abril e junho – Imagem: Sorbis / Shutterstock