Fósseis com esse estranho padrão são encontrados há centenas de anos e até hoje não conseguimos descobrir o que exatamente ele é. As formas hexagonais, semelhantes a favos de mel são um mistério da arqueologia e um novo estudo pode ter nos distanciado ainda mais da resposta.

De acordo com o IFL Science, o registro oficial mais antigo dessa forma está em um desenho feito por Leonardo da Vinci, que mais tarde foi associado ao fóssil marinho da criatura Paleodictyon nodosum, estudada pelo inventor e mais tarde encontrada em várias partes da Europa.

Qual o mistério do padrão hexagonal?

Ok, então as formas são partes do corpo dessas criaturas, qual exatamente o mistério? A questão é que, em 2003, um estudo investigou uma caverna subaquática encontrada na década de 1970. O local estava cheio de desenhos semelhantes aos do Paleodictyon nodosum, mas com uma diferença: não há indícios de DNA no local.

Paleodictyon
Paleodictyon (Imagem: Creative Commons)
Paleodictyon
Paleodictyon (Imagem: Creative Commons)

As formas na caverna criavam pequenos túneis. Então a ideia inicial era de que esses túneis foram feitos por animais pré-históricos que buscavam abrigo. No entanto, sem nenhum indício de que um ser (vivo ou morto) esteve no local, o mistério ganho uma nova camada.

Ou seja: até o momento não temos ideia do que é o Paleodictyon. Uma teoria indica que as formas podem ter sido feitas por moldes deixados por organismos semelhantes a esponjas Outra hipótese é que sejam ninhos abandonados construídos no fundo do oceano.

Todas as hipóteses consideradas, entretanto, tem falhas, o que torna esse padrão hexagonal um grande mistério que, pelo menos por hora, estamos longe da resposta.