O YouTube Music começou a semana com várias novidades, entre elas está o lançamento do recurso “cantarolar para pesquisar”, que será liberado tanto no Android como no iOS. A plataforma de vídeos também iniciou testes de uma nova ferramenta que permite que você use IA para gerar uma playlist. 

As informações foram confirmadas por Jessica Gibby, porta-voz do YouTube Music, ao The Verge. 

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O que você precisa saber sobre os novos recursos do YouTube Music: 

  • Segundo Gibby, apenas os usuários Premium nos EUA poderão criar uma playlist personalizada “descrevendo exatamente o que querem ouvir” — ao menos por ora, enquanto o recurso segue em teste; 
  • Conforme capturas de tela obtidas pelo 9to5Google, o recurso terá um bate-papo que você poderá inserir uma descrição ou escolher entre prompts como “refrões pop cativantes” ou “hinos pop otimistas”. Ele então gerará uma lista de reprodução com base na sua descrição; 
  • O Spotify tem um recurso semelhante que permite que usuários Premium gerem listas de reprodução usando IA; 
  • Já o ‘cantarolar para pesquisar’ é semelhante ao oferecido pelo Shazam; 
  • Você pode usá-lo clicando no novo ícone de onda que aparece ao tocar no botão “pesquisar” no aplicativo YouTube Music. 

Considerando que o ‘cantarolar para pesquisar’ começou a ser testado pelo YouTube no ano passado, tendo lançamento oficial apenas em maio deste ano, é possível que, se tudo correr como o esperado, as playlists de IA chegue de forma mais ampla aos usuários apenas no próximo ano — ou pouco antes, a depender da urgência da plataforma em oferecer o recurso com a tecnologia emergente. 

YouTube Music (Imagem: Postmodern Studio/Shutterstock)
YouTube Music (Imagem: Postmodern Studio/Shutterstock)

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Mais funções no YouTube 

Não apenas isso, foi recentemente divulgado que o YouTube também vem testando uma função que permite aos espectadores dos vídeos adicionarem contexto ao conteúdo que está sendo reproduzido.  

O recurso, chamado de notas, permitirá que as pessoas adicionem informações para esclarecer coisas — por exemplo, se um vídeo é uma paródia ou contém imagens antigas apresentadas como um evento atual. Saiba mais aqui

Celular mostrando o logo do YouTube Music
Imagem: sdx15 / Shutterstock