Apple Watch salva vida de surfista levado pelo oceano

Apesar do pânico e das cãibras, o surfista Rick Shearman conseguiu usar seu Apple Watch Ultra para pedir ajuda – e o resgate veio
Pedro Spadoni16/07/2024 09h31
Mergulhador usando Apple Watch Ultra no oceano
(Imagem: Divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Rick Shearman fazia bodysurf na praia de Tallow, na Austrália, quando a correnteza o levou e ele foi parar em alto-mar. Apesar do pânico e das cãibras enquanto estava perdido no oceano, ele conseguiu usar seu Apple Watch para pedir ajuda. E o resgate veio a tempo.

Embora Shearman seja um surfista e nadador experiente, ele percebeu que estava em apuros depois de tentar, sem sucesso, voltar à costa. “Ficou claro depois de cerca de 20 minutos que eu não conseguiria voltar e que precisava de ajuda”, contou em entrevista à ABC News da Austrália.

Graças ao Apple Watch, surfista perdido no oceano foi resgatado a tempo

Quando a correnteza levou Shearman, sua parceira na praia achou que o sumiço era por ter ido comprar algo. Ou seja, ninguém estava procurando o surfista. Então, ele teve a ideia de usar seu Apple Watch Ultra, com rede celular embutida, para contatar os serviços de emergência australianos.

Pessoa checando Apple Watch Ultra durante mergulho
Perdido no oceano, surfista usou seu Apple Watch Ultra para contatar serviços de emergência (Imagem: Divulgação/Apple)

A ligação durou uma hora – tempo para o resgate chegar até Shearman. “Neste ponto, eu estava longe no mar, sendo sacudido pelo vento e grandes ondas. Na verdade, foi bastante difícil utilizar [o smartwatch]. Eu tinha que segurá-lo próximo ao ouvido para ouvir o que estava acontecendo e falar com o atendente”, contou. Apesar do susto, ele foi resgatado e passa bem.

Leia mais:

Novo Apple Watch Ultra é bem resistente, com case de titânio e tela de cristal de safira
Apple Watch Ultra é resistente, com case de titânio e tela de cristal de safira (Imagem: Divulgação/Apple)

Um salva-vidas na praia disse à emissora que o Apple Watch foi fundamental para o resgate, considerando que uma operação como essa em alto-mar poderia levar muitas horas ou até dias. E custar a vida de Shearman, neste caso. “É incrível que eu tenha conseguido usar essa tecnologia para salvar minha vida”, disse o surfista.

O Apple Watch tem certificação de prova d’água até profundidades de até 50 metros desde a linha Series 2. No caso do Apple Watch Ultra, cujo design é mais robusto para aguentar o tranco em situações desafiadoras, a resistência à água foi aumentada para uma profundidade de até 100 metros. Shearman agradece.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.