Estudantes brasileiros criam luva que estabiliza tremores em pessoas com Parkinson

Chamada de GlovETE, a luva estabilizadora está em fase final de aperfeiçoamento e deverá ser mais barata do que tecnologias semelhantes
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 17/07/2024 12h11
luva-parkinson-1-1920x1080.png
Imagem: divulgação/Escola Técnica Estadual Paulo Freire
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Estudantes da Escola Técnica Estadual Paulo Freire, em Carnaíba, no sertão de Pernambuco, desenvolveram uma luva que estabiliza os tremores provocados pelo mal de Parkinson. O dispositivo está em fase final de aperfeiçoamento e deverá ser muito mais barato do que tecnologias semelhantes.

Entenda como a luva atua nos tremores do Parkinson

Os trabalhos foram realizados nos intervalos entre as aulas a partir de conceitos das lições de física e robótica. Os estudantes usaram uma impressora 3D, furadeiras e uma microrretífica, ferramenta capaz de perfurar, escavar, cortar, lixar e polir materiais e superfícies em pequena escala.

Dessa forma, criaram um equipamento composto por uma luva de academia, um disco HD, regulador de energia e Arduino, uma placa programável. O diferencial é o uso do HD como giroscópio, estabilizando as mãos dos pacientes ao girar em alta velocidade.

Luva contra o Parkinson criada por estudantes brasileiros (Imagem: divulgação/Escola Técnica Estadual Paulo Freire)

Uma bateria acoplada permite o funcionamento correto do dispositivo. Diferente das luvas disponíveis no mercado, que chegam a custar até R$ 8 mil, o protótipo custa apenas R$ 92.

Agora, outra equipe está trabalhando para aperfeiçoar o produto. A ideia é adicionar vibradores nos cinco dedos. Os dispositivos são os mesmos usados em celulares e servirão como distração para o cérebro, podendo reduzir os tremores involuntários nos pacientes acometidos pela doença.

Leia mais

Os sintomas mais conhecidos do Parkinson são os tremores involuntários dos músculos (Imagem: SpeedKingz/Shutterstock)

Luva já recebeu vários prêmios

  • Chamada de GlovETE, a luva estabilizadora ficou entre os 50 melhores projetos no ranking do Prêmio Solve For Tomorrow, da Samsumg.
  • Além disso, levou o primeiro lugar no evento QCiência, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e no Ciência Jovem, um dos maiores eventos de ciência do Recife.
  • O mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta as células cerebrais.
  • Os sintomas mais conhecidos são os tremores involuntários dos músculos.
  • Estudos da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, apontam que até 2030 a população de pessoas que sofrem da doença no Brasil irá dobrar, chegando a 8,7 milhões.
  • As informações são do UOL.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.