Siga o Olhar Digital no Google Discover
Uma cirurgia inédita foi realizada pelo Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte. Pela primeira vez na história do Brasil, um adolescente de 17 anos recebeu um transplante de tornozelo. O procedimento teve como objetivo restaurar a mobilidade comprometida na região após um quadro de leucemia.
Transplante é considerado de alta complexidade
- De acordo com os médicos, esse tipo de transplante é pouco realizado no mundo devido à necessidade de grande precisão cirúrgica.
- A chance de falhas durante o procedimento é de cerca de 30%.
- Por isso, é normal que a opção seja escolher outros procedimentos para a artrose do tornozelo.
- No caso do jovem brasileiro, no entanto, a equipe escolheu realizar a cirurgia devido a uma necrose avascular do tálus, um osso localizado na parte inferior do tornozelo.
- As informações são da CNN.

Leia mais
- Paciente com câncer volta a falar após transplante de laringe
- Criança de apenas 9 anos recebe 5 transplantes ao mesmo tempo
- Transplante de cabeça e rosto podem virar realidade graças a robôs; veja como seria
Procedimento foi um sucesso
Durante o procedimento foram utilizadas guias de cortes feitas em impressão 3D, desenhadas especificamente para o paciente a partir de softwares especializados e imagens de tomografia computadorizada. Segundo a equipe médica, estas guias permitem uma precisão milimétrica durante a cirurgia.
Foram semanas analisando o caso do adolescente e realizado testes para garantir o sucesso do procedimento. A articulação do tornozelo é extremamente sensível a desvios mínimos. Isso significa que em caso de desvios de 1 ou 2 milímetros, o paciente poderia ter graves complicações.

Apesar da dificuldade, o transplante foi um sucesso. O adolescente está em remissão da leucemia há 5 anos, mas os tratamentos geraram sequelas. Uma das medicações utilizadas durante o tratamento da leucemia é o corticoide. Quando utilizado em altas doses e por período prolongado, ele pode causar a necrose avascular, exatamente o que aconteceu neste caso.
O jovem explicou que optou pela cirurgia mais complexa para recuperar a mobilidade completa da região. Ele afirmou que tem o sonho de poder voltar a jogar futebol, já que teve que parar de praticar o esporte devido a dores no tornozelo. Após se recuperar completamente do procedimento, ele poderá realizar este sonho.