Como noticiamos no mês passado, a Apple havia adiantado que um dos seus planos para a próxima grande atualização do iPhone era implantar o sistema RCS (Rich Communication Services) considerado o sucessor natural do SMS.

Após o recente lançamento da versão beta do iOS 18, aparelhos que estão com a atualização já rodam no aplicativo Mensagens o sistema RCS, que possui mídia mais rica e mensagens de grupo mais confiáveis ​​em comparação com sistemas como SMS e MMS.

publicidade

A grande vantagem dessa novidade é que o suporte ao RCS desbloqueia uma melhor comunicação entre plataformas entre dispositivos iPhone e Android. Isso inclui recibos de leitura, indicadores de digitação, melhor suporte para bate-papo em grupo, fotos e vídeos de alta qualidade e muito mais.

A Apple fez uma referência recente ao RCS. “Ao enviar mensagens para contatos que não possuem um dispositivo da Apple, o aplicativo iMessages agora suporta RCS para mídia mais rica e mensagens de grupo mais confiáveis ​​em comparação com SMS e MMS”, disse a empresa em junho.

publicidade

O usuário de iPhone vai saber quando está em um bate-papo RCS com um usuário Android, pois verá um pequeno rótulo cinza que diz Mensagem RCS no campo de texto.

Leia mais:

iMessage
Novo beta do iOS 18 trouxe adição importante para o envio de mensagens do iPhone – Imagem: sdx15/Shuttertstock

Como habilitar o suporte ao RCS no iPhone?

  • Antes de tudo, é preciso ter no iPhone a versão beta mais recente do iOS 18.
  • O suporte pode ser ativado em Configurações> Aplicativos> Mensagens, onde o usuário vai encontrar um botão de alternância para o RCS.
  • Para aqueles que a opção não aparece, é provável é que a operadora ainda não ofereça suporte a RCS em iPhones.
  • Para oferecer suporte ao recurso, as operadoras precisam atualizar algumas de suas próprias configurações, que geralmente vêm incluídas nas atualizações do iOS.
  • É provável que mais operadoras introduzam suporte para o RCS quando o iOS 18 for lançado oficialmente.
rcs
O sistema RCS permite troca de mensagens com mais qualidade entre aparelhos iOS e Android – Imagem: Kafka Ibram/Shutterstock