Imagine que você tenha uma câmera de segurança em ponto estratégico da casa ou várias delas espalhadas. Você circula pela residência livremente, sem se preocupar com privacidade (afinal, está em casa), mas, um dia, as imagens vazam e vídeos de você de pijaminha (ou pior) vão parar na internet.

Pode parecer exagero, mas a situação já aconteceu. Nos Estados Unidos, imagens tiradas por um aspirador de pó autônomo registraram a dona usando o banheiro e foram parar no Facebook. Como a maioria das câmeras embutidas em aparelhos não têm configurações de privacidade avançadas, não seria surpresa se isso se repetisse.

publicidade

Engenheiros da Universidade de Michigan (EUA), encontraram forma de preservar a identidade dos moradores sem prejudicar (tanto) a câmera de segurança.

publicidade
Câmera de segurança desenvolvida pela Universidade de Michigan
Esta é a aparência da câmera de segurança “diferentona” (Imagem: Divulgação/Brenda Ahearn, Michigan Engineering)

Câmera de segurança muda forma humana para maior proteção

A intenção da pesquisa é dar segurança aos moradores de duas formas: na hora de proteger suas casas e de se proteger contra vazamentos de imagem.

Para isso, eles desenvolveram uma câmera de segurança que mascara a identidade da pessoa ao transformá-la em um boneco de palito. O modelo foi batizado de PrivacyLens e funciona assim:

publicidade
  • O equipamento é formado por uma câmera de vídeo padrão e uma com sensor de calor;
  • A câmera de calor identifica a presença de uma pessoa a partir da temperatura corporal;
  • Então, remove a pessoa do vídeo e a substitui por um boneco de palito animado que imita os movimentos reais do indivíduo;
  • Como todo esse processo ocorre na câmera de segurança na hora da filmagem, a imagem é enviada assim para a nuvem e para qualquer central de segurança conectada.

Câmera de segurança desenvolvida pela Universidade de Michigan
Assim fica o usuário detectado na câmera de segurança da Universidade de Michigan (EUA) (Imagem: Divulgação/Brenda Ahearn, Michigan Engineering)

Câmera de segurança também ajudará a monitorar saúde

A proposta da equipe de Michigan é que, além de evitar vazamentos ou registros embaraçosos, a câmera de segurança possa ajudar usuários com condições crônicas a monitorar sua saúde ou sua rotina de exercícios.

publicidade

Isso porque, segundo Yasha Iravantchi, estudante de doutorado em ciência da computação e engenharia na universidade, a câmera fornece informações de monitoramento de saúde e pode rastrear hábitos. Por exemplo, ela poderia avisar se um idoso sozinho em casa caiu.

De acordo com o New Atlas, os pesquisadores também desenvolveram uma escala de privacidade para controlar o nível de censura a depender do local da casa, que vai desde borrar só o rosto até o corpo inteiro. Cá entre nós que, se uma câmera de segurança está instalada no portão, o intuito é justamente identificar quem se aproxima.

Leia mais:

Comercialização da câmera pode demorar

Uma patente provisória da câmera de segurança foi registrada pela empresa Sample visando lançamento comercial, que ainda não tem data para acontecer. Nesta semana, os pesquisadores apresentarão o dispositivo em simpósio de tecnologia em Bristol (Inglaterra).