Para quem não sabe, um pensamento intrusivo é aquele que vem à cabeça de forma totalmente indesejada. Você não quer fazer algo, jamais cogitaria essa hipótese, mas aquela imagem ou ação está ali, te perturbando. Esses pensamentos chegam de repente e podem ser totalmente contrários à sua personalidade. 

O assunto, inclusive, tem ganhado destaque na internet — e não é para menos. O pensamento intrusivo é um traço muito ligado à ansiedade e, em alguns casos, é preciso buscar ajuda. Esse é o tema da coluna Olhar do Amanhã. O doutor Alvaro Machado Dias, neurocientista e futurista, nos explicou por que o nosso cérebro faz essa “autossabotagem” e como os tratamentos funcionam. 

publicidade

São pensamentos que ficam como num looping, se repetindo. É como se a gente fosse aprisionados por uma determinada forma cognitiva, por exemplo, o medo, um anseio de que algo ruim aconteça, e assim por diante. Para afastar o sentimento de base que está lá. Então, por exemplo, imagina que você está com medo de ser contaminado, para afastar esse medo, você fica pensando em evitar as coisas que são sujas, evitar as coisas que possam, em última análise, aproximar você da ameaça. Ou seja, o pensamento intrusivo, nesse caso, que a gente vai dizer que ele é o pensamento obsessivo. 
Alvaro Machado Dias

A coluna Olhar do Amanhã é exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!