Pesquisadores do Reino Unido e da Suécia localizaram um novo microcontinente submerso usando dados de gravidade e de atividades sísmicas. Dessa forma, criaram uma reconstrução das placas tectônicas da região.

Pesquisadores localizaram pedaço de crosta continental na região

  • O microcontinente foi descoberto no estreito de Davis.
  • A região fica entre a costa oeste da Groenlândia e a Ilha de Baffin, no Canadá.
  • Essa passagem oceânica conecta dois mares: o Labrador e a Baía Baffin.
  • Ela é mais rasa que ambos, com profundidades que variam entre mil e dois mil metros.
  • A formação geológica surgiu no período Paleogeno, entre 33 e 61 milhões de anos atrás.
  • E é exatamente nesta região que os pesquisadores encontraram um pedaço de crosta continental de cerca de 19 a 24 quilômetros.
  • Essa anomalia geológica foi descrita como um microcontinente submerso em estudo publicado na revista científica Gondwana Research.
Estreito de Davis (Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Reconstrução das placas tectônicas do passado

Durante o trabalho, os cientistas reconstruíram como as placas tectônicas se moviam há mais de 30 milhões de anos. Foi esse movimento que levou à formação do microcontinente.

Os pesquisadores caracterizaram essa formação geológica no Estreito de Davis como um “proto-microcontinente”. Ou seja, “regiões de litosfera continental relativamente espessa separadas de continentes maiores por uma zona de litosfera continental mais fina”.

publicidade

O processo que formou esse microcontinente é constante: a crosta do planeta passa por afinamento e ruptura, criando fendas continentais chamadas de “riftes”. Cada terremoto ou indício de atividade sísmica pode levar a novas separações de microcontinentes.

Placas tectônicas (Imagem: EscolaKids/Reprodução)

Usando mapas com dados de gravidade e atividade sísmica na região, os pesquisadores identificaram a idade e a orientação das falhas tectônicas entre a Groenlândia e o Canadá. Assim, conseguiram reconstruir a história geológica e entender como se formou o microcontinente.

publicidade

Segundo o estudo, o afastamento da Groenlândia da placa norte-americana começou há cerca de 118 milhões de anos. Já a formação do Estreito de Davis se iniciou há, aproximadamente, 61 milhões de anos. Isso significa que o microcontinente surgiu provavelmente entre 49 e 58 milhões de anos atrás. O movimento parou há 33 milhões de anos, quando a Groenlândia se chocou com a Ilha de Ellesmere, no extremo norte do Canadá, se juntando de novo à placa tectônica da América do Norte.