O Projeto NANET, iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), em parceria com a ONG Ação Educativa, com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), e com apoio da União Europeia, prorrogou o prazo de inscrições para o edital de seu primeiro ciclo formativo em “Cuidados Digitais e Bem-estar na Internet” até 24 de julho.

O objetivo da iniciativa é democratizar o uso consciente da tecnologia no Brasil, enfatizando os direitos humanos e a defesa do Estado de Direito em um contexto de crescente digitalização.

publicidade

Como o Projeto NANET funciona

  • Dez coletivos e organizações de estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará serão selecionados.
  • Cada um dos contemplados receberá 20 mil reais para a execução das atividades formativas.
  • O projeto visa capacitar comunidades e ativistas para uma apropriação responsável da tecnologia, destacando a importância da governança democrática da internet e a defesa dos direitos digitais.
Transformação digital
Projeto abordará democratização da tecnologia – Imagem: Miha Creative/Shutterstock

“Em meio ao cronograma de atividades formativas planejadas, além dos ciclos formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet, destacaria o treinamento em ferramenta de diagnóstico e avaliação de cibersegurança e os workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e o uso da liberdade de expressão”, revela Juliane Cintra, diretora-executiva da Abong e uma das idealizadoras da iniciativa.

Leia mais:

publicidade

“Em meio aos novos desafios do cenário digital, nós entendemos que apostar na formação em temas como governança da internet, ciberativismo, direitos digitais, com base nos pressupostos da educação popular é o caminho mais assertivo para haver, de fato, um salto evolutivo no que diz respeito à construção de uma ambiente digital seguro e cidadão”, complementa Juliane.

É possível se inscrever e também obter mais informações sobre o projeto no site oficial da Abong.

Direitos digitais serão um dos temas abordados no ciclo formativo do projeto – Imagem: Song_about_summer/Shutterstock