Conheça o projeto que quer democratizar a tecnologia no Brasil

Iniciativa brasileira tem o apoio da União Europeia e visa ampliar o acesso a tecnologias no Brasil — e você pode fazer parte disso
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/07/2024 03h04
nanet-1920x890
Imagem: Divulgação/Abong
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Projeto NANET, iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), em parceria com a ONG Ação Educativa, com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), e com apoio da União Europeia, prorrogou o prazo de inscrições para o edital de seu primeiro ciclo formativo em “Cuidados Digitais e Bem-estar na Internet” até 24 de julho.

O objetivo da iniciativa é democratizar o uso consciente da tecnologia no Brasil, enfatizando os direitos humanos e a defesa do Estado de Direito em um contexto de crescente digitalização.

Como o Projeto NANET funciona

  • Dez coletivos e organizações de estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará serão selecionados.
  • Cada um dos contemplados receberá 20 mil reais para a execução das atividades formativas.
  • O projeto visa capacitar comunidades e ativistas para uma apropriação responsável da tecnologia, destacando a importância da governança democrática da internet e a defesa dos direitos digitais.
Transformação digital
Projeto abordará democratização da tecnologia – Imagem: Miha Creative/Shutterstock

“Em meio ao cronograma de atividades formativas planejadas, além dos ciclos formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet, destacaria o treinamento em ferramenta de diagnóstico e avaliação de cibersegurança e os workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e o uso da liberdade de expressão”, revela Juliane Cintra, diretora-executiva da Abong e uma das idealizadoras da iniciativa.

Leia mais:

“Em meio aos novos desafios do cenário digital, nós entendemos que apostar na formação em temas como governança da internet, ciberativismo, direitos digitais, com base nos pressupostos da educação popular é o caminho mais assertivo para haver, de fato, um salto evolutivo no que diz respeito à construção de uma ambiente digital seguro e cidadão”, complementa Juliane.

É possível se inscrever e também obter mais informações sobre o projeto no site oficial da Abong.

Direitos digitais serão um dos temas abordados no ciclo formativo do projeto – Imagem: Song_about_summer/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.