Um dos principais impactos do apagão cibernético global registrado nesta sexta-feira (19) foi no setor da aviação. Diversos voos sofreram atrasos, enquanto outros chegaram a ser cancelados ao redor do mundo. A situação gerou uma dúvida: é seguro um avião decolar nestas condições?

Todos os procedimentos da aviação são computadorizados

Com os sistemas fora do ar, funcionários de diversos aeroportos precisaram recorrer ao papel para reduzir os transtornos gerados. Segundo especialistas, isso até pode resolver questões ligadas ao check-in, por exemplo, mas não àquelas relacionadas aos próprios aviões.

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Embora as pessoas no chão do aeroporto possam fazer o melhor para ajudar as pessoas, tentar fazer o que puderem por elas, literalmente tirar um avião do chão sem um computador é praticamente impossível.

Mary Schiavo, ex-inspetora geral do Departamento de Transporte dos EUA

Desde a colocação de etiquetas na bagagem dos passageiros até os instrumentos de voo e segurança das aeronaves, tudo é computadorizado. Por isso, decolar nestas condições pode ser, no mínimo, arriscado. As informações são da CNN.

O apagão cibernético foi causado por um defeito identificado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, o que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft. O software estava fazendo com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.

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Falha impede atualização do Windows (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético. Ele afirmou que “o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”.

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Apagão cibernético global gera transtornos no mundo todo

  • As falhas registradas na madrugada desta sexta geraram atrasos e cancelamentos de voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
  • Nos EUA, por exemplo, houve confusões nos aeroportos.
  • A Austrália enfrentou longas filas e retenções de passageiros devido a problemas nos serviços de check-in online e cabines de autoatendimento.
  • No total, pelo menos 1.400 viagens foram canceladas em todo o mundo (saiba mais clicando aqui).
Falha gerou caos em aeroportos de várias partes do mundo (Imagem: Eviart/Shutterstock)
  • O sistema de emergência 911 ficou inoperante no Alasca.
  • Já no Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
  • Conforme os relatos, os aplicativos estão fora do ar e com problemas de login e pagamentos (veja mais sobre o assunto aqui).