Bradesco fora do ar? Bancos enfrentam instabilidade após apagão cibernético

Queda global impactou voos, bancos e comunicação mundial nesta sexta-feira (19)
Tamires Ferreira19/07/2024 08h39, atualizada em 20/07/2024 13h00
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após a detecção de um apagão cibernético global que afetou desde voos a comunicação na madrugada desta sexta-feira (19), clientes também reportam instabilidades com bancos no Brasil. Segundo o Downdetector, que aponta problemas em canais digitais, reclamações em pelo menos cinco instituições financeiras foram registradas: Banco Pan, Bradesco, Nubank, Neon e Next. 

Bancos instáveis após apagão cibernético: 

  • Clientes reclamaram nas redes sociais, como X, sobre a instabilidade das instituições financeiras; 
  • Conforme os relatos, os aplicativos estão fora do ar e com problemas de login e pagamentos; 
  • Em resposta aos usuários, o Bradesco, por exemplo, disse para “tentar o acesso mais tarde”; 
  • Não apenas no Brasil, diversos países enfrentam instabilidade, com interrupções significativas; 
  • Na Austrália, por exemplo, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à interrupção de serviços; 
  • O Olhar Digital entrou em contato com os bancos para detalhes e previsão de normalização. Veja abaixo comunicado das instituições!

Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.

Bradesco ao Olhar Digital.

Nesta madrugada (19/7), o aplicativo do PAN foi impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos. O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.

Banco PAN ao Olhar Digital.

O Nubank informa que seus serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações.

Nubank ao Olhar Digital.

Além do Brasil e Austrália, África do Sul, Londres e Cingapura também enfrentam dificuldades, principalmente no setor financeiro, com mesas de negociações de gás e petróleo sendo paralisadas. 

Conforme informações da Reuters, em alguns países serviços de saúde e até de emergência também foram afetados. 

A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, informa que sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes.

Neon ao Olhar Digital.

Sentimos muito pelo transtorno, tivemos uma indisponibilidade em nossos sistemas, mas já regularizamos a situação e estamos atuando na correção dos erros.

Equipe Next.

Vale pontuar que, conforme checado pelo Olhar Digital, alguns outros bancos, como Itaú, também ficaram instáveis — isso significa que o site e aplicativos estão funcionando apenas para alguns. 

Leia mais!

Apagão cibernético mundial; o que aconteceu? 

  • Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta-feira (19) está provocando verdadeira dor de cabeça em várias partes do mundo; 
  • Voos foram atrasados, além de problemas com serviços bancários e de comunicação foram constatados; 
  • Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos; 
  • Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados; 
  • O governo da Austrália afirmou que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike; 
  • A CrowdStrike se manifestou dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon. 
Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.