Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta-feira (19) está provocando verdadeira dor de cabeça em várias partes do mundo. Voos foram atrasados, além de problemas com serviços bancários e de comunicação foram constatados.

Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos. Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados.

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Conforme a Associated Press, o apagão tem a ver com usuários da Microsoft, que têm problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.

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Avião da Delta Airlines voando
Delta Airlines foi uma das afetadas e cancelou voos (Imagem: Bradley Caslin/Shutterstock)

Por sua vez, o governo da Austrália afirma que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. No país, há, também, problemas com operadoras de telefonia e internet.

A CrowdStrike já se manifestou, dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon. Contudo, a informação foi publicada em uma área do site da empresa protegido por senha.

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Contudo, um usuário do X publicou uma suposta captura de tela do comunicado. Veja:

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A AP pediu mais informações à CrowdStrike, que não respondeu até agora. Até o momento, segundo o g1, não há problemas relatados no Brasil.

Leia mais:

Caos global com apagão cibernético

  • A rede de TV estadunidense ABC relata que nenhum voo de America Airlines, United e Delta devem decolar nas próximas horas. As viagens já em curso seguirão normalmente;
  • Os maiores aeroportos de Índia e Europa sofrem com problemas técnicos. Em Berlim, as decolagens foram suspensas por algumas horas;
  • Outro problema tecnológico reportado foi no Alasca (EUA), onde o serviço de emergências 911 (o 190 do Brasil) ficou fora do ar;
  • Na Austrália, serviços bancários e de mídia também foram afetados, obrigando algumas lojas a fecharem suas portas temporariamente;
  • No Reino Unido, há relatos de que o serviço de trem foi afetado, podendo enfrentar cancelamentos de viagens;
  • O canal britânico Sky news enfrentou dificuldades para transmitir ao vivo e chegou a ficar fora do ar e alegou desligamentos repentinos de computadores Windows, que passaram a exibir a “tela azul da morte”;
  • As autoridades de saúde do país relataram que a agenda virtual dos médicos está fora do ar;
  • Consumidores não conseguiram pagar suas compras, pois háinterrupções nos sistemas de pagamentos;
  • Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais;
  • Na África, um dos maiores bancos da África do Sul disse enfrentar problemas, com todos os seus serviços sendo afetados em todo o país africano;
  • Outras duas empresas que estão sofrendo com o problema, segundo o DownDetector, são Visa e Amazon.

A companhia aérea de baixo custo Ryanair apontou que “estamos atualmente enfrentando interrupções na rede devido a uma interrupção global de TI de terceiros que está fora do nosso controle”.

Logo da CrowdStrike em smartphone, com fundo de um monitor mostrando um gráfico no site da empresa
Empresa de segurança cibernética CrowdStrike está envolvida no apagão (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

No X, a Microsoft, por meio do perfil do 365, disse estar “trabalhando para redirecionar o tráfego impactado para sistemas para aliviar o impacto de uma forma mais rápida” e que estão “observando uma tendência positiva na disponibilidade do serviço”.

A AP pediu mais detalhes à Microsoft, que não respondeu e também não explicou sobre a causa da interrupção.