Os problemas gerados pelo apagão cibernético global devem desaparecer nas próximas horas. É isso o que prometem a Microsoft e a empresa de cibersegurança CrowdStrike. As duas companhias informaram que já corrigiram a falha que desencadeou transtornos em todo o mundo.

Não há prazo para os serviços serem restabelecidos

Os anúncios de correção foram feitos separadamente. A Microsoft garantiu ter identificado e reparado o problema, mas admitiu que as falhas podem persistir por algumas horas, afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365.

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Já a empresa CrowdStrike informou, posteriormente, ter corrigido o defeito encontrado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft.

Celular com logotipo da Crowdstrike na tela e, ao fundo, computador com gráfico da empresa aberto
Uma atualização de driver do sistema da CrowdStrike pode ter causado apagão cibernético global (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

O software estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”, de acordo com um alerta enviado pela própria CrowdStrike.

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A companhia ainda voltou a afirmar que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético. De acordo com o CEO Da CrowdStrike, George Kurtz, “o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”. As informações são da Reuters.

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Microsoft diz ter identificado e corrigido falha (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Apagão cibernético global gera transtornos no mundo todo

  • As falhas foram registradas na madrugada desta sexta-feira (19).
  • Os problemas geraram atrasos e cancelamentos de voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
  • Nos EUA, por exemplo, houve confusões nos aeroportos.
  • A Austrália enfrentou longas filas e retenções de passageiros devido a problemas nos serviços de check-in online e cabines de autoatendimento.
  • O sistema de emergência 911 ficou inoperante no Alasca.
  • No Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
  • Conforme os relatos, os aplicativos estão fora do ar e com problemas de login e pagamentos.
  • Apesar da causa do apagão cibernético ter sido resolvida, não foi informado um prazo para que todos os serviços voltem ao normal.