Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (19):

Caos global: apagão cibernético atrapalha voos, bancos e comunicação mundial

Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta-feira, 19 de julho, provocou um verdadeiro caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancos e comunicações. O incidente causou a interrupção de centenas de voos em várias partes do mundo, deixando passageiros sem respostas e aeroportos em estado de confusão. Além disso, bancos enfrentaram problemas significativos em suas operações, impedindo transações financeiras e causando preocupação entre os clientes.

publicidade

Apagão cibernético: como ficam os direitos do consumidor?

Conversamos com o consultor de privacidade e segurança Leandro Alvarenga, colunista do Olhar Digital News. Ele explicou quais são os deveres das companhias aéreas e instituições financeiras. 

Mistério: existem estruturas invisíveis flutuando na Via Láctea

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, estão utilizando pulsares, considerados os melhores relógios do universo, para identificar estruturas invisíveis flutuando na Via Láctea. A precisão dessas estrelas de nêutrons, que giram rapidamente emitindo pulsos de luz, está permitindo a detecção de objetos massivos desconhecidos que podem incluir planetas errantes, anãs brancas, anãs marrons ou até mesmo aglomerados de matéria escura.

publicidade

Envelhecimento: medicamento pode aumentar nossa vida em até 25%

Um remédio contra o envelhecimento pode, de fato, existir: pesquisadores da Duke-NUS Medical School, em Singapura, descobriram que uma proteína específica faz com que os humanos envelheçam. Mas um medicamento inibidor pode aumentar nossa longevidade e, assim, desacelerar doenças e problemas físicos relacionados ao avanço da idade.

Cabo submarino gigante pode revolucionar transmissão de energia limpa

O maior projeto de transmissão de energia renovável do mundo recebeu sinal verde das autoridades ambientais na Austrália. Se trata do “Australia-Asia Power Link”, uma iniciativa que enviará energia solar de origem australiana até Cingapura por meio de 4.300 quilômetros de cabos submarinos.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!