As estrelas de nêutrons são um dos objetos mais fascinantes e extremos do universo. Resultantes da explosão de supernovas, essas estrelas compactas são formadas por nêutrons e possuem características que as tornam únicas e de grande interesse para a astrofísica. Vamos entender o que são esses astros, como se formam, suas propriedades e a importância de seu estudo.

O que é e como se forma uma Estrela de Nêutrons

A formação de uma estrela de nêutrons começa com a morte de uma estrela massiva, com pelo menos oito vezes a massa do nosso Sol. Quando essa estrela esgota seu combustível nuclear, ela passa por uma explosão catastrófica conhecida como supernova. Durante a supernova, as camadas externas da estrela são expelidas, enquanto o núcleo colapsa sob a própria gravidade. Este colapso é tão intenso que prótons e elétrons se combinam para formar nêutrons, resultando nesse tipo de estrela.

Estrelas de nêutrons são incrivelmente densas. Para se ter uma ideia, uma colher de chá de matéria de uma dessas estrelas pesaria cerca de 6 bilhões de toneladas na Terra. Isso ocorre porque o colapso gravitacional comprime a matéria de forma extrema, deixando uma estrela com um raio de aproximadamente 10 a 20 quilômetros, mas com uma massa que pode ser até duas vezes a do Sol.

Essas estrelas possuem um campo gravitacional extremamente forte devido à sua alta densidade. A gravidade na superfície de uma estrela de nêutrons é cerca de 2 bilhões de vezes mais forte que a da Terra. Além disso, elas possuem um campo magnético muito intenso, que pode ser até um trilhão de vezes mais forte que o da Terra.

Estrela de nêutrons no espaço
Essas estrelas são minúsculas e extremamente quentes (Imagem: NASA Goddard/YouTube)

Tipos de Estrelas de Nêutrons

Existem vários tipos de estrelas de nêutrons, incluindo pulsares e magnetares.

Pulsares

Pulsares são estrelas de nêutrons que emitem feixes de radiação eletromagnética a partir de seus polos magnéticos. À medida que a estrela gira, esses feixes varrem o espaço como um farol, e se estiverem alinhados com a Terra, podemos detectá-los como pulsos regulares de radiação. Os pulsares são extremamente precisos em suas rotações, tornando-os ferramentas úteis para medir o tempo e estudar a física em condições extremas.

Representação artística de uma estrela pulsar disparando rajadas de rádio. Crédito: Allexxandar – Shutterstock

Magnetares

Magnetares são um tipo especial dessas estrelas, com campos magnéticos ainda mais intensos do que os dos pulsares. Esses campos magnéticos poderosos podem causar emissões de raios X e raios gama de alta energia, e até mesmo deformar a superfície da estrela.

Importância do estudo das Estrelas de Nêutrons

O estudo dessas estrelas é crucial para a compreensão de muitos aspectos da física. Elas são laboratórios naturais para estudar a matéria em condições extremas, permitindo aos cientistas testar teorias sobre a física nuclear e a relatividade geral. Além disso, as observações de estrelas de nêutrons e dos fenômenos associados, como as ondas gravitacionais, fornecem informações valiosas sobre a dinâmica do universo e a evolução das estrelas.

Essas estrelas são objetos extraordinários que desafiam nossa compreensão da física e do universo. Sua formação a partir de supernovas, propriedades extremas e tipos variados, como pulsares e magnetares, fazem delas um campo de estudo fascinante.