Os jogos Soulslike, um subgênero do RPG de ação, ganharam notoriedade entre os gamers por sua dificuldade elevada, mecânicas punitivas e um design de jogo meticulosamente elaborado.

Este termo deriva principalmente da série Dark Souls, desenvolvida pela FromSoftware e dirigida por Hidetaka Miyazaki, que estabeleceu um padrão para o que se espera deste estilo de jogo. Mas afinal, o que torna um jogo Soulslike?

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Dificuldade alta e mais características dos jogos Soulslike

A marca registrada dos jogos Soulslike é, sem dúvida, a dificuldade. Esses jogos exigem que os jogadores tenham paciência, habilidade e perseverança. Cada inimigo pode ser mortal, e subestimar até mesmo o adversário mais fraco pode levar a uma morte rápida.

As batalhas contra chefes são épicas e frequentemente requerem várias tentativas para serem superadas. Essa dificuldade elevada, longe de afastar, atrai uma comunidade de jogadores que buscam superação e a sensação de conquista.

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Sistema de combate

O combate em jogos Soulslike é metódico e estratégico. Ao contrário de muitos RPGs de ação que promovem ataques frenéticos, os Soulslike exigem que os jogadores observem padrões de ataque dos inimigos, esquivem no momento certo e façam uso preciso de suas habilidades. Cada movimento deve ser calculado, e a barra de estamina, que limita as ações do jogador, adiciona uma camada extra de estratégia.

Design de níveis e exploração

Os mundos dos jogos Soulslike são interconectados e intricadamente projetados. A exploração é incentivada, e os jogadores são recompensados por desviarem do caminho principal, descobrindo atalhos, itens valiosos e segredos ocultos. A sensação de descoberta é constante, e a narrativa frequentemente é contada de maneira ambiental, por meio de descrições de itens e detalhes visuais no cenário.

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Mecânicas de morte e progressão

Em jogos Soulslike, morrer é uma parte integral da experiência. Ao morrer, os jogadores geralmente perdem uma forma de “moeda” (como almas ou ecos de sangue) que são usadas para subir de nível ou comprar itens. Essa “moeda” pode ser recuperada retornando ao local da morte e recolhendo-a, mas morrer novamente antes de fazê-lo significa perder essas valiosas unidades permanentemente. Essa mecânica adiciona um risco-recompensa tenso a cada jornada pelo jogo.

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Atmosfera e história

A atmosfera nos jogos Soulslike é frequentemente sombria e opressiva, com um forte foco em temas de decadência e ruína. A história é, na maioria das vezes, fragmentada e obscura, incentivando os jogadores a montarem o enredo por meio de pedaços de informação encontrados em descrições de itens, diálogos enigmáticos com NPCs e a própria arquitetura do mundo. Essa abordagem minimalista de contar histórias deixa muito espaço para interpretação e discussão dentro da comunidade de jogadores.

Sekiro Shadows Die Twice
Sekiro: Shadows Die Twice (Imagem: Divulgação)

Exemplos famosos de jogos Soulslike

Além da trilogia Dark Souls, outros jogos notáveis que seguem a fórmula Soulslike incluem Demon’s Souls (considerado o precursor do gênero), Bloodborne (que introduz mecânicas mais ágeis e um cenário gótico), e Sekiro: Shadows Die Twice (que foca mais na habilidade e timing de parry) e Elden Ring, que adicionou a liberdade de um Mundo Aberto a trama. Jogos como Nioh, Hollow Knight, e Blasphemous também são frequentemente mencionados como excelentes exemplos de como o gênero pode ser diversificado e adaptado a diferentes ambientes e estilos de jogo.

Os jogos Soulslike estabeleceram um nicho único dentro do mercado de jogos, desafiando os jogadores com sua dificuldade implacável e mecânicas profundas. Para aqueles que buscam uma experiência de jogo que recompensa a dedicação e a habilidade, os jogos Soulslike oferecem uma jornada desafiadora e gratificante, onde cada vitória conquistada é uma prova de perseverança e maestria.