Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando falamos da Toyota? Imagino que a resposta não seja um avião. Mas você sabia que a famosa fabricante de veículos já tentou se aventurar no ramo da aviação?

TAA-1, da Toyota, chegou a realizar voos de testes

  • Em 31 de maio, o primeiro voo de um avião da Toyota completou 22 anos.
  • O monomotor de asa baixa e fabricado em materiais compostos foi desenvolvido seguindo conceitos de construção simplificada do sistema Toyota de produção automotiva.
  • O teste do TAA-1 aconteceu no aeroporto de Mojave, na Califórnia, em 2002.
  • O modelo tinha capacidade para quatro ocupantes e foi uma tentativa de rivalizar com os então novatos Cirrus SR20 e SR22, Columbia, e os tradicionais modelos monomotores da Cessna e Piper.
  • As informações são do UOL.
Monomotor TAA-1 (Imagem: reprodução/Toyota)

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Ideia era usar um motor automotivo na aeronave

O objetivo da Toyota era projetar uma aeronave própria, seguindo outras empresas japonesas que também atuam no setor automobilístico, como a Honda e Mitsubishi. A ideia era que a Toyota Motor Sales, divisão de vendas do setor automotivo, auxiliasse para que o processo de produção tivesse baixo custo.

O projeto durou 18 anos, entre 1990 e 2008. O primeiro voo ocorreu com o avião equipado com um motor Lycoming IO-360 de 180 hp. No entanto, o sonho era viabilizar o uso de um motor automotivo, o que reduziria o custo de produção e abriria uma nova unidade de negócios.

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Toyota
Toyota tentou entrar no ramo da aviação, mas acabou desistindo (Imagem: OleksSH/Shutterstock)

A empresa chegou a realizar alguns testes com um motor V8 do sedã LS400 da Lexus de 1991, porém, o resultado ficou abaixo do esperado. A Toyota contratou engenheiros da Raytheon e da Boeing na tentativa de melhorar o desenvolvimento da aeronave e aplicar um motor próprio. A própria companhia chegou a afirmar que a aeronave seria uma espécie de “Corolla com asas”.

Após inúmeras negociações e tentativas para criar uma joint-venture com algum fabricante de aeronaves a pistão na época, o projeto acabou arquivado durante a crise financeira de 2008. Todos os contratos existentes foram cancelados e, em 2011, a agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA) cancelou a matrícula da aeronave TAA-1.