Cientistas alertam que os níveis de oxigênio dissolvido em corpos d’água ao redor do mundo estão diminuindo rapidamente, colocando em risco ecossistemas aquáticos essenciais e a vida de bilhões de pessoas que dependem desses habitats para alimentação e renda.

Assim como o oxigênio atmosférico é vital para animais como nós, o oxigênio dissolvido (OD) na água é essencial para ecossistemas aquáticos saudáveis, sejam eles de água doce ou marinhos. Com bilhões de pessoas dependentes desses habitats para alimentação e renda, é preocupante que o oxigênio nesses ecossistemas esteja diminuindo substancial e rapidamente.

Uma equipe liderada pelo ecologista Kevin Rose publicou um artigo na Nature Ecology & Evolution, que propõe que a desoxigenação aquática seja adicionada à lista de ‘fronteiras planetárias’, que atualmente descreve nove domínios que impõem limites “dentro dos quais a humanidade pode continuar a se desenvolver e prosperar por gerações futuras”.

Quais são as fronteiras planetárias?

Até agora, as fronteiras planetárias incluem:

• Mudança climática;
  • Acidificação dos oceanos;
  • Redução da camada de ozônio estratosférico;
  • Interferência nos ciclos globais de fósforo e nitrogênio;
  • Taxa de perda de biodiversidade;
  • Uso global de água doce;
  • Mudança no sistema terrestre;
  • Carga de aerossóis;
  • Poluição química.

Uma equipe liderada pelo ecologista de água doce Kevin Rose, do Instituto Politécnico Rensselaer nos EUA, está preocupada que essa lista ignore um dos limites mais importantes da Terra.

ecossistema marinho
Desoxigenação da água apresenta ameaça para ecossistemas marinhos. (Imagem: blue-sea.cz / Shutterstock.com)

A desoxigenação observada nos ecossistemas de água doce e marinhos da Terra representa um processo adicional de fronteira planetária, que é crítico para a integridade dos sistemas ecológicos e sociais da Terra, e tanto regula quanto responde às mudanças em outros processos de fronteira planetária.

Trecho do artigo publicado na Nature

Razões para a queda de oxigênio na água

Os níveis de oxigênio dissolvido na água caem por várias razões. Águas mais quentes não conseguem reter tanto oxigênio dissolvido e, com as emissões de gases de efeito estufa elevando as temperaturas do ar e da água acima das médias de longo prazo, as águas superficiais estão se tornando menos capazes de manter esse elemento vital.

O oxigênio dissolvido também pode ser consumido pela vida aquática mais rapidamente do que é reposto pelos produtores do ecossistema. Florescimentos de algas e booms bacterianos, desencadeados por um influxo de matéria orgânica e nutrientes provenientes de fertilizantes agrícolas e domésticos, esgotos e resíduos industriais, rapidamente consomem o oxigênio dissolvido disponível.

Nos piores casos, o oxigênio torna-se tão escasso que os micróbios sufocam e morrem, muitas vezes levando consigo espécies maiores. Populações de micróbios que não dependem de oxigênio então se alimentam da abundância de matéria orgânica morta, crescendo a uma densidade que reduz a luz e limita a fotossíntese, prendendo todo o corpo d’água em um ciclo vicioso e sufocante chamado eutrofização.

Aumento da diferença de densidade

A desoxigenação aquática também é impulsionada por um aumento na diferença de densidade entre camadas na coluna de água. Este aumento pode ser atribuído ao aquecimento mais rápido das águas superficiais em relação às águas profundas e ao derretimento do gelo, que diminui a salinidade da superfície nos oceanos.

derretimento do gelo
Derretimento do gelo é um dos fatores para a desoxigenação da água. (Imagem: Mongkolchon Akesin / Shutterstock.com)

Quanto mais definidas essas camadas são, menos movimento há entre elas, o que a vida subaquática vertical depende. Essas flutuações de densidade movem a água superficial oxigenada para as profundezas e, sem essa circulação impulsionada pela temperatura, a ventilação nas profundezas dos ambientes aquáticos para.

Tudo isso tem causado estragos nos ecossistemas aquáticos, dos quais nossa própria espécie depende para alimentação, água, renda e bem-estar.

Chamada para ação global

Os autores do artigo chamam por um esforço global concertado para monitorar e pesquisar a desoxigenação das partes ‘azuis’ do nosso planeta, juntamente com esforços políticos para prevenir a desoxigenação rápida e os desafios associados que já estamos começando a enfrentar.

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o escoamento de nutrientes e os inputs de carbono orgânico (por exemplo, carga de esgoto bruto) retardaria ou potencialmente reverteria a desoxigenação. A expansão da estrutura das fronteiras planetárias para incluir a desoxigenação como uma fronteira [ajudará] a focar esses esforços.

Trecho do artigo publicado na Nature