Seja por desejar ter recursos extras e maiores possibilidades de personalização, o WhatsApp fake, ou as versões não oficiais do aplicativo de mensagem, ainda atraem muitos usuários. Mas o que muitos não sabem é que estão correndo alguns riscos e podem até mesmo, perder seu número no WhatsApp permanentemente.

Afinal, a própria plataforma alerta em seu site oficial sobre as consequências ruins que os usuários podem sofrer ao usar o app fake. Uma vez que tais programas usam o código-fonte do WhatsApp sem autorização legal. Confira quais consequências são essas a seguir.

publicidade

WhatsApp fake: entenda os riscos

No site oficial da rede social de mensagens, que pertence à Meta, há alguns alertas sobre os apps não oficiais. Segundo a plataforma, esses apps imitam o WhatsApp e não passam de aplicativos falsos desenvolvidos por terceiros e que violam os Termos de Serviço da empresa.

De acordo com a Meta, o WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as práticas de segurança implementadas por eles.

publicidade
Silhueta de pessoa usando celular com logotipo do WhatsApp ao fundo
(Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock)

Leia mais

Privacidade e segurança sem a garantia

Entre os ricos de baixar o WhatsApp fake esse é um dos mais perigosos, pois sua privacidade e segurança ficam totalmente expostas, já que não tem a garantia da empresa oficial do app. Então não há certeza alguma que suas mensagens e seus dados, como localização ou arquivos compartilhados, permanecerão privados e seguros, informa a Meta.

publicidade

Além disso, o download pode vir com uma surpresinha bem desagradável, já que os aplicativos não oficiais podem conter softwares maliciosos (malware). Esses por sua vez, são capazes de roubar seus dados e danificar seu dispositivo.

Banimento da conta

A própria plataforma informa que o uso de apps não oficiais pode resultar no banimento temporário ou permanente da sua conta.

publicidade
Silhueta de homem usando smartphone com ícone do WhatsApp messenger em segundo plano desfocado.
Imagem Shutterstock/Ilustração Colaborador Poetra.RH

Isso acontece quando a empresa identifica um número que está sendo usado em um WhatsApp fake, muitas vezes, automaticamente, com quase zero chances de recuperação da conta.

Zero suporte em caso de problemas

Quem usa uma versão não oficial do WhatsApp, além de correr o risco de falta de segurança e privacidade, também não tem suporte em caso de problemas. Ou seja, caso você sofra algum vazamento em suas conversas no mensageiro fake, você terá zero respaldo da Meta.

Além disso, problemas de conta, como clonagens e golpes também são situações em que você não poderá contar com a plataforma oficial ao usar o app falso. Sobretudo, porque o aplicativo oficial também não pode ser legalmente responsabilizado por qualquer problema que ocorra. Afinal, o uso do programa clonado é claramente proibido nas normas da empresa.

Por todos esses motivos, a melhor escolha é usar o WhatsApp correto. Basta fazer o download no site ou em lojas de aplicativos oficiais.  Além disso, caso tenha interesses nas novidades do aplicativo, a Meta informa que você pode acessar a Central de ajuda ou o blog para saber mais sobre os novos recursos do WhatsApp e sobre os recursos que serão lançados em breve.